segunda-feira, 1 de junho de 2009

Rumo ao tricampeonato

Publicado em 01.06.2009. Por Flusócio
Em levantamento do Globoesporte.com e do Lancenet, o Fluminense figurou como o time mais prejudicado pelas arbitragens em 2007 e 2008. E pelo visto estamos indo rumo ao tricampeonato, haja vista que no Campeonato Brasileiro de 2009 temos aproveitamento de 100%! Cada jogo teve sua história. Primeiro, gol anulado e pênalti não marcado contra o São Paulo, depois gol aparentemente legítimo de Edcarlos, também invalidado, contra o Barueri.
Semana passada, uma expulsão bastante forçada de Dieguinho e ontem, diante do Náutico, você pode escolher o que mais prejudicou: expulsão surreal do Luiz Alberto, pênalti não marcado no Alan, inúmeras vistas grossas com os jogadores do Náutico (com direito a cotoveladas a valer no Marquinhos), vantagem não dada quando saíam dois jogadores tricolores contra um alvirrubro (e não houve cartão vermelho, ou seja, erro duplo!) ou até o pênalti que só é pênalti contra o Fluminense.
Claro, o Fluminense tem culpa! O time poderia ter aproveitado mais chances, poderia ter tido mais malícia. Poderíamos ter nos apresentado de maneira soberana como prega a tradição tricolor, goleando, por que não? No entanto, esse barco partiu. Não temos um time excelente, só que também não temos um time horrível. Fica muito difícil dar o "algo a mais" quando dentro de você existe aquela certeza de que o cara está prestes a arranjar uma brecha para reverter o resultado. Poderíamos destacar a atuação segura de Ricardo Berna, a boa estreia de Diogo, a vontade de ver mais de Carlos Eduardo ou até a nulidade que foi João Paulo na partida de ontem.
O real problema tricolor, porém, está fora das quatro linhas. Enquanto esta for a tônica, fica difícil confiar em alguma mudança repentina. Respeito não nasce de repente, se conquista aos poucos. E a gestão Horcades, há quatro anos e meio, se solidificou como um ícone de desordem, fanfarronice e inércia. Não vai ser agora, com um passe de mágica, que tudo funcionará perfeitamente a nosso favor. Este ano teremos que torcer MUITO.
E para encerrar, um pequeno quiz: 1 - Quem expulsou Thiago Silva, aplicando cartão vermelho direto, em um lance onde até a falta era discutível no jogo Fluminense 2 x 3 Internacional, no Maracanã, pouco antes da Copa do Mundo de 2006? 2 - Quem expulsou Luiz Alberto no jogo Fluminense 1 x 3 Cruzeiro pelo Brasileiro de 2008, no Maracanã, por uma suposta agressão que nenhuma câmera flagrou e pela qual o jogador foi absolvido pelo STJD? (Detalhe: as câmeras mostram que o árbitro estava de costas para o lance da pretensa agressão.) 3 - Quem expulsou Maicon no jogo Fluminense 1 x 1 Goiás pelo Brasileiro de 2008, no Maracanã, por causa de uma bola espirrada que bateu em sua mão? 4 - Quem expulsou Luiz Alberto ontem por motivo desconhecido? Dica: A resposta para as quatro perguntas é a mesma. Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger

Nenhum comentário: