sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Jornalista e o diploma

Congresso Nacional vai discutir fim do diploma de jornalismo
O Congresso Nacional pode entrar na discussão sobre o fim da exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados deve aprovar, na próxima quarta-feira, um requerimento para realização de uma audiência pública sobre a decisão tomada na quinta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta sexta-feira, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou também que o registro de jornalista no Ministério do Trabalho perdeu sentido. Já sobre o reflexo da decisão sobre os concursos públicos, Mendes afirmou que “questões pontuais serão debatidas posteriormente”.
A decisão do STF abre precedentes para que outras profissões que, segundo o ministro, não exigem aporte científico e treinamento específico, também deixem de ser regumentadas. "O tribunal vai ser coerente e dirá que essas profissões podem ser exercidas sem o diploma."
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência de diploma para jornalistas ocorreu às vésperas de a corte lançar o edital de um concurso para contratar 14 profissionais da área. A comissão de concursos do tribunal analisa agora se cobrará dos candidatos o curso de jornalismo. Antes da decisão, ter concluído a faculdade era um pré-requisito para os aspirantes às vagas. A ideia era divulgar o edital até o fim deste mês, mas agora poderá demorar um pouco mais.

Nenhum comentário: