quarta-feira, 24 de junho de 2009

Artur Sendas

O motorista Roberto Costa Júnior, assassino confesso do empresário Arthur Sendas , foi condenado a 18 anos e quatro meses de prisão por homicídio duplamente qualificado (por motivo fútil e sem dar chance de defesa à vítima), na noite da última terça-feira, no 1º Tribunal do Júri. Artur Sendas foi morto em outubro do ano passado, em seu apartamento, no Leblon. O réu foi condenado também a dois anos de reclusão por porte ilegal de arma. Os advogados Nilo Batista e Maurício Neville atuaram na acusação e defesa, respectivamente. Biografia O empresário Arthur Sendas, era filho do comerciante português Manoel Antonio Sendas e da brasileira Maria Soares Sendas. Ele criou uma rede de supermercados a partir de um pequeno armazém que a família tinha em São João de Meriti. Ele assumiu a direção da loja em 1951, aos 17 anos, quando o pai sofreu um acidente e ficou um mês afastado dos negócios. Artur Sendas foi o terceiro filho de sete irmãos, mas dois morreram precocemente. O primeiro armazém, o Transmontano, inaugurado em 1924 ficava em São Mateus, bairro de São João de Meriti, na região metropolitana no Rio. A família morava nos fundos da loja, e Arthur Sendas estudava em um colégio de freiras, o Colégio Santa Maria. Posteriormente, Artur Sendas adquiriu novos mercados e, em 1960, inaugurou uma loja em São João de Meriti que recebeu o nome Casas Sendas. Em 1969, inaugurou, em Jacarepaguá sua primeira loja com conceito de auto-serviço. O empresário tambémera dono da rede varejista Casa Show, com oito lojas de materiais de construção no estado do Rio . O empresário foi vice-presidente do Vasco de 1979 a 1982 e chegou a se candidatar à presidência do clube em 1997. Ele era devoto de São Sebastião, que escolheu padroeiro da Sendas. Arthur Sendas era casado com Maria Ablen Sendas e tinha três filhos: Arthur Antonio Sendas Filho, Nelson Antonio Sendas, Márcia Maria Sendas, além de sete netos.

Um comentário:

Pedro Bueno disse...

Meu caro carlos Ferreira.
Lendo esta matéria, não poderia me furtar em dizer que foi uma das perdas que mais senti. Trabalhei na Empresa Sendas por 36 anos. O pouco que consegui, lógico foi fruto de meu esforço e da minha esposa, mas não sei se sem o Sr. Athur ei teria algo mais. Mas o que importa eu dizer é que seu coração era maior que o seu corpo. Lutou, ganhou mas acho que trabalhava até mais que eu que era seu colaborador. Quantos bate-papos, mas apenas em termos de trabalho. Eu sempre me mantive como seu funcionário, mas ele não,era como se fosse um de nós. Quanta gente hoje é Dr fruto do esforço individual, mas por detrás estava Arthur Sendas pagando a Faculdade. Lembro-me, que em viagem aos EUA, ele se prontificou a me ajudar se eu e minha esposa desejássemos adotar uma criança. Quantas Instituições ele ajudou. Lembro-me que uns três meses antes do acontecido, sabedor que eu estava no sala de espera para tratar de um assunto simples, mandou me chamar ao seu gabinete para tomar um cafezinho. Tudo assunto de familia e coisas boas, o que ele mais gostava. Estou simplificando, pois teria que ser um escritor para escrever tudo que senti e ainda sinto a perda que foi Sr. Arthur Sendas. Quanto fui operado e passei 21 dias no hospital, nem um dia a sua voz deixou de soar nos ouvidos de minha esposa, desejando saber noticias minhas e se protificando, se necessário fosse. Neste instante, meus olhos já estão marejados, mas ao mesmo tempo tenho certeza que Ele está ao seu lado.
Obrigado, Sr. Arthur Sendas.