sexta-feira, 29 de maio de 2009

Seleção Brasileira

Há 90 anos, seleção iniciava trajetória vitoriosa com o seu primeiro grande título Realizado no Rio de Janeiro, Campeonato Sul-Americano de 1919 contagiou todo o país e fez nascer no brasileiro a paixão pelo futebol
Primeira Conquista Recordista de títulos mundiais, a seleção brasileira de futebol hoje impõe respeito em qualquer gramado que pise neste planeta. A camisa verde e amarela, imponente com as suas cinco estrelas bordadas, é um verdadeiro patrimônio nacional. Muitos dos que se orgulham deste passado glorioso, no entanto, desconhecem que foi preciso muita luta e suor para que o "team brasileiro" se consolidasse no cenário futebolístico. Os primeiros passos foram dados há exatos 90 anos com a conquista do Campeonato Sul-Americano, primeiro título de grande relevância da seleção. O dia 29 de maio de 1919 foi o pontapé inicial de uma das trajetórias mais vitoriosas do esporte mundial.
Palco O estádio das Laranjeiras, na sede do Fluminense, foi especialmente construído para a realização do Campeonato Sul-Americano. Quando as delegações de Chile, Argentina e Uruguai desembarcaram de navio na Praça Mauá (Rio de Janeiro), já havia um palco estruturado para recebê-los. A equipe brasileira estava concentrada para o início da competição, apostando em craques como o goleiro Marcos de Mendonça e os atacantes Friedenreich e Neco. No comando técnico, uma comissão improvisada pelos jogadores Amílcar Barbuy e Arnaldo Silveira (capitão), além de Mário Pollo, Affonso de Castro e Ferreira Vieira Netto. O dia 11 de maio marcou a estreia da seleção brasileira e do estádio. Não poderia ter sido melhor: 6 a 0 sobre o Chile, com direito a três gols de Friedenreich.
Homenagem Uma das provas vivas de que o primeiro grande título da seleção fomentou a paixão dos brasileiros pelo futebol encontra-se no interior do Paraná, na cidade de Antonina. A Associação Atlética 29 de maio, clube amador de futebol, foi fundada no dia 1º de junho de 1919, quatro dias após a histórica conquista do Sul-Americano pelo Brasil, como forma de homenagem a este grande feito. O verde e o amarelo, como não poderia ser diferente, foram as cores escolhidas para representar o novo clube, que está prestes a completar o seu 90ª aniversário. Embora amador, o futebol do Pavão (mascote e símbolo do clube) fazia muito sucesso na cidade de Antonina.
Livro Ao longo da história do esporte, uma frase de autor desconhecido foi muito utilizada para resumir a grandeza do Brasil no futebol: "os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram". É, sem dúvida, uma relação antiga que envolve muita paixão. Mas como exatamente surgiu esse sentimento? De que forma se tornou um dos principais símbolos de identidade do país? As respostas para essas questões foram abordadas pelo jornalista Roberto Sander no livro "Sul-Americano de 1919 - Quando o Brasil descobriu o futebol", que será lançado pela Maquinária Editora no dia 1º de junho. Na obra, o autor faz um retrato da sociedade da época e revela o envolvimento da população com o primeiro grande evento esportivo no país.
Momento Em uma triste coincidência, assim como o mundo enfrenta hoje uma epidemia de gripe, também na segunda metade da década de 10 uma gripe fez grandes estragos no cotidiano da população. A chamada "febre espanhola" trouxe prejuízos também para o esporte. O calendário do futebol foi alterado em 1918, porque a situação era muito crítica. A terceira edição do Campeonato Sul-Americano, que já havia sido disputado em 1916 e 17, teve de ser adiada para 1919, quando o quadro era um pouco mais ameno. Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário: