quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pádua e Aperibé

Ex-prefeito e mais cinco presos Numa operação do Ministério Público Estadual (MP), policiais civis e militares prenderam ontem pela manhã o ex-prefeito de Santo Antônio de Pádua, Luiz Fernando Padilha, o Nando, (PMDB), na foto de O DIA, quando chegava preso à POLINTER, no Rio, e mais cinco pessoas, acusados por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações no município e em Aperibé, estimado em mais de R$ 15 milhões.
Segundo o MP, dos nove mandados de prisão preventiva expedidos, seis foram cumpridos. Foram considerados foragidos, o ex-prefeito de Aperibé, Paulo Fernando Dias, o Foguetinho, o ex-secretário de Administração de Pádua, Tarcísio Padilha Aquino, e o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Humano, Firmino dos Santos Neto. Além de Nando, foram presos o ex-secretário de Fazenda de Pádua, Antônio Roberto Daher Nascimento Filho; o ex-procurador geral de Pádua, Hamilton Sampaio da Silva; o ex-presidente da Caixa de Assistência Previdenciária e Pensões dos Servidores de Aperibé, Lupércio Rodrigues, e os advogados Paulo Fernando Martins e Enilda de Oliveira da Fonseca.
Eles foram levados para a carceragem da Polinter, no Rio. Na semana passada, a mulher de Nando, Denise Siqueira de Almeida, foi convocada para depor na CPI da Alerj que apura as suspeitas de irregularidades contra três conselheiros do TCE-RJ, mas preferiu ficar em silêncio. Segundo o promotor Davi Faria, as empresas ABDH e a Organização Nacional de Estudos e Projetos (Onep) estão envolvidas. Há ainda a denúncia do uso de laranjas, como um gari de Pádua, que foi transformado em sócio de empresas e proprietário de diversos bens.
De acordo com a denúncia, entre janeiro de 2005 e janeiro de 2008, as duas prefeituras celebraram, sem licitação, contratos com as duas Ongs e desviaram para uso próprio uma parte das quantias depositadas nas contas das entidades. Os valores depositados seriam sacados em espécie ou mediante pagamento de cheques e transferências eletrônicas em favor dos denunciados e de terceiros. A 1ª Vara Criminal de Pádua decretou a quebra dos sigilos bancário e fiscal, o arresto de bens e o bloqueio de valores das contas de todos os denunciados. Fonte: www.fmaha.com.br

Nenhum comentário: