quinta-feira, 28 de maio de 2009

Itapiruçu - 03º distrito de Palma-MG

ITAPIRUÇU-MG
Criado no município de Leopoldina em 1883 com o nome de Tapiruçu, mesma grafia com que aparece nos registos do Cartório de Notas de Conceição da Boa Vista. Segundo estudos toponímicos publicados na Revista do Arquivo Público Mineiro, seria uma referência ao Tapirussu, animal silvestre que servia de alimentação aos indígenas. Trata-se de mamífero de pêlo avermelhado, pernas finas, sem chifres, lembrando um bovino ou eqüino no tamanho. Entretanto, Joaquim Ribeiro Costa diz que o nome do distrito tem origem na língua indígena: itá + apira + açu. O significado seria pedra + empinada + grande, ou seja, grande pedra empinada. Itapiruçu, localizado na margem direita do Rio Pomba, é hoje o terceiro distrito de Palma. O segundo é Cisneiros.
Fonte: www.joaquimrmachado.blogspot.com

PALMA-MG
O povoamento iniciou-se num local que servia de pouso de tropas onde foi construída uma capela consagrada a São Francisco de Assis, padroeiro da cidade. Em 1851, o povoado tornou-se distrito com o nome de São Francisco de Assis do Capivara. Em 23 de dezembro de 1890 emancipou-se, e em 1891 passou a chamar-se Palma.
O município localiza-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira, junto à divisa com o estado do Rio de Janeiro. A sede dista por rodovia 370 km da capital Belo Horizonte e é servida pela MG 285, que liga o município de Miracema-RJ a Laranjal-MG, BR 116.
População Total: 6.561
Urbana: 4.865
Rural: 1.696
Homens: 3.286
Mulheres: 3.275.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: