segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aymorés completa 86 anos sonhando com dias melhores

por Carlos Roberto Sodré*

É com prazer que eu escrevo esta semana sobre o Sport Club Aymorés. Na semana passada eu estava conversando com meu amigo, Carlos Ferreira, de JF. Ele dono de um blog que recebe muitos acessos diariamente, inclusive eu acesso sempre. Ferreira me pediu que eu escrevesse sobre o Aymorés. Então Ferreira, é com muito prazer que eu escrevo para você e para os torcedores aymoreínos.

No dia, 17 de maio, domingo, o Azulão, como é chamado pelos torcedores, completou 86 anos de sua existência. Ao ler o livro Corpo Azul do escritor ubaense Rosalvo Braga, pude constatar ainda mais um pouco da grandeza do time de maior tradição da cidade de Ubá. Em primeiro lugar a equipe que nasceu no dia 17 de maio de 1923 não teria este nome. O nome mais indicado para o batismo era Santa Cruz. Talvez porque suas instalações fossem no bairro do mesmo nome, ou talvez porque já tivesse a ousadia de ter um santo como aliado, ou melhor, uma santa como aliada. Tinha que aparecer um gringo na historia. E foi justamente um argentino que o batizou com este nome. Sport Club Aymorés. A diretoria gostou do nome e por unanimidade o clube assim foi batizado.
Seu primeiro adversário foi uma equipe de Visconde do Rio Branco. Batista de Oliveira. Vitória do Aymorés por 2x0. Batista de Oliveira em homenagem ao presidente da câmara municipal daquela cidade. O livro de Rosalvo Braga conta que, de acordo com pesquisas realizadas naquela época, o futebol teria chegado a Visconde do Rio Branco em 1915, data que talvez fosse a mesma para a cidade de Ubá.
O Aymorés já participou de importantes competições na Zona da Mata, enfrentando adversários difíceis como: Tupi, JF; Tupynambás, JF; Olimpic de Barbacena; Sport JF; entre outros, obtendo resultados bastante positivos. O Alviceleste conquistou dez vezes o campeonato da Zona da Mata, sete vezes o campeonato regional e foi durante muitas vezes campeão municipal; além de ter participado do campeonato da segunda divisão de profissionais da Federação Mineira de Futebol, nas décadas de 80 e 90. A última grande conquista do Sport Club Aymorés foi em 1996, campeonato regional de futebol da categoria principal. Jogando em casa no estádio Afonso de Carvalho, em partida memorável, depois de empatar no tempo normal por 2x2 diante de seu maior rival, o Esporte Clube Itararé, de Tocantins, o Aymorés venceu nos pênaltis por 5x4.
O Aymorés hoje trabalha com as divisões de base e às vezes participa de alguma competição de maior relevância. Os principais nomes que já vestiram a camisa azul e branca foram Guará e Nicola. A torcida aymoreína se orgulha de já ter tido o imortal Ary, ou Ari Barroso, tanto faz, como seu camisa número 1 mais famoso da história. Parabéns Aymorés e muitos anos de vida. Que o sucesso se repita sempre em sua vida. Viva o Sport Club Aymorés e viva as cores azuis e brancas!
*Carlos Roberto Sodré é Locutor Esportivo

Um comentário:

Márcia Chartune disse...

Prezado Carlos,
Sou de Ubá e acabei de receber a triste notícia que o escritor e professor Rosalvo Braga Soares faleceu ontem em BH e vai ser enterrado hoje em Ubá. Ele lançou no mês passado em BH o livro Nenúfares sobre as glória do Ballet Aquatico de Ubá, considerado o melhor do Brasil há algumas décadas. Estamos todos de luto. Márcia Chartune 11-3962 1332