domingo, 31 de maio de 2009

Arquidiocese de Juiz de Fora

A Arquidiocese de Juiz de Fora (Archidioecesis Iudiciforensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado de Minas Gerais. 

Diocese
A criação da Diocese de Juiz de Fora deu-se através da bula Ad sacrosancti apostolatus officium do Papa Pio XI, sendo desmembrada da Arquidiocese de Mariana. 

Arquidiocese
Sua elevação a arquidiocese aconteceu pela bula Qui tanquam Petrus do Papa João XXIII. Sua sé episcopal está na Catedral Metropolitana de Santo Antônio, na cidade de Juiz de Fora.

Divisão territorial
O território da arquidiocese abrange 84 paróquias distribuídas em 37 municípios do estado de Minas Gerais, dos quais cinco são da região do Sul de Minas (Arantina, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Liberdade e Passa-Vinte), uma da região do Campo das Vertentes (Santana do Garambéu) e 31 da Zona da Mata Mineira (Juiz de Fora, Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santana do Deserto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira). 

A Arquidiocese de Juiz de Fora forma, juntamente com as Dioceses de Leopoldina e de São João del-Rei, a Província Eclesiástica de Juiz de Fora. 

Bispos e arcebispos 
Dom Justino José de Sant'Ana (1924/1958);
Dom Geraldo Maria de Morais Penido (1958/1977);
Dom Juvenal Roriz (1978/1990);
Dom Clóvis Frainer (1991/2001); 
Dom Eurico dos Santos Veloso (2001/2009); 
Dom Gil Antônio Moreira (2009 - atualidade).
Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora.

Nenhum comentário: