sábado, 25 de abril de 2009

25 de abril, Dia da Contabilidade

Salézio Dagostim* Talvez você não saiba, mas no dia 25 de abril comemora-se o Dia da Contabilidade. Nesse dia, nasceu o Senador João Lyra Tavares, patrono da contabilidade no Brasil, e a lembrança da data é uma forma de prestar uma homenagem a esse homem que, no Congresso Nacional, defendeu a regulamentação da profissão contábil. A regulamentação ocorreu através do Decreto nº 20.158, de 30.06.1931, que organizou o ensino comercial no Brasil.
25 de abril não é o dia do contador, profissional graduado em Ciências Contábeis, cujo dia é celebrado em 22 de setembro. Também não é o dia do técnico em contabilidade, profissional formado pelas escolas profissionalizantes de nível médio, cujo dia é o 20 de novembro. No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Contabilidade. Os contadores e os técnicos em contabilidade, profissionais que atuam nesse campo, devem sentir-se orgulhosos nesse dia. É a contabilidade, através de suas técnicas de registro, que possibilita que as pessoas jurídicas conheçam e divulguem sua situação econômica, financeira e patrimonial, possibilitando que o mundo dos negócios seja operado. É através da contabilidade que se apuram custos, despesas, receitas, ativo, passivo, PIB, arrecadação de impostos, salários, contribuições, etc. Além disso, é a contabilidade que apura lucros ou prejuízos, o que fornece subsídios para que as empresas prosperem com segurança. Quando há problemas, é a contabilidade que acena para as soluções.
É por isso que se diz que a contabilidade é a fiel companheira dos negócios. Ela registra o patrimônio, ausculta o movimento, descreve o giro, grava as transformações e evidencia os resultados, previne os riscos, acautela prejuízos, estimula a expansão, evita a imprudência, impede a imprecisão, revela confidências, pune o ilícito, exalta a lisura, evidencia a ganância, aconselha no presente e orienta para o futuro. Por isso, ela é ignorada, temida e evitada pelos desonestos e pelos incompetentes, pois a contabilidade pode, a qualquer momento, apontar as falhas, os erros ou os crimes praticados contra a sociedade. Assim, se há problemas, a contabilidade acusa, e, imediatamente, busca-se a solução.
Porém, nem tudo é festa. Isso por que o termo “contabilidade” vem sendo substituído, premeditadamente, pelo termo “contabilista” por alguns profissionais da área, o que acaba por dar a este termo uma ideia de categoria profissional, no intuito de que o técnico seja confundido com o contador. Tudo isso protagonizado por certos profissionais vindos de outras áreas — economistas, administradores, advogados, entre outros —, que atuam no órgão de fiscalização profissional, e intitulam-se representantes dos técnicos em contabilidade, pretendendo assim atuar livremente no campo profissional dos contadores, sem a devida fiscalização da parte daquele órgão governamental.
Essa confusão premeditada tem provocado, por suas repercussões negativas, uma estagnação no ensino das Ciências Contábeis, pois com essa perda do status do contador e desvalorização da contabilidade, muitos jovens talentosos têm deixado de seguir a profissão, com receio de serem confundidos com um profissional de formação secundária.
Apesar disso, é com muito orgulho que os contadores e técnicos em contabilidade devem comemorar, no dia 25 de abril, o Dia da Contabilidade. *Salézio Dagostim é Professor do Unilasalle e presidente do Sindicato dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: