domingo, 1 de março de 2009

São Sebastião do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro comemora hoje (1º) 444 anos. Segundo a historiografia brasileira, a capital fluminense foi fundada em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá. Nesse período, o município teve papel importante no país, sendo a capital federal entre 1763 e 1960, sede do Império Português entre 1808 e 1821 e um estado independente do Rio de Janeiro entre 1960 e 1975, quando então foi chamada de estado da Guanabara.
1565: 01/03 - após o fracasso do desembarque em 1564, desembarcam os portugueses, comandados por Estácio de Sá, na atual Praia de Fora, entre os morros Cara de Cão (atual Fortaleza de São João) e do Pão de Açúcar, Urca, à segunda e última expulsão dos franceses, da Baía de Guanabara, fundando oficialmente a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem a D. Sebastião, rei de Portugal (1557/1578); 01/07 – doação de terras aos jesuítas além do Rio do Catumbi (Anexo XII); criação do Forte São José, reformado pela última vez em 1872, por D. Pedro II e que fica na Fortaleza de São João, na Urca, diante da Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, erguida por Villegagnon, pouco antes de ser conquistada pela forças portugueses; primeiras das 16 fortificações da Baía de Guanabara, do Século XVI; ao fundar o ‘’aldeamento de pau-a-pique no Cara de Cão’’, ‘’uma casa de pedra no Flamengo já existia, a primeira sem dúvida das que no Brasil e na América se construíram. Por quem e onde, precisamente – eis a dúvida ... Max Fleuiss a atribuía a Gonçalo Coelho, que a teria edificado em 1503 ..., para fazer nela as reparações necessárias em sua frota. E a localizava na foz do Carioca, ... Em outros se lê que fora Martim Afonso, e pelos mesmos motivos, seu construtor em 1553. De qualquer forma era nela que ficava a briqueterie ou olaria de Villegaignon, que em 1555 se tinha apossado da baía’’ 1567 - 20/01 - expulsão dos franceses e transferência da cidade ao Morro de São Januário, depois Morro do Castelo, onde foram ''construídos os primeiros prédios importantes, como a Casa da Vereança, a igreja Matriz de São Sebastião, o Colégio dos Jesuítas, a igreja de Santo Inácio, armazéns e residências; após a expulsão, construída a atual Fortaleza de Santa Cruz, na entrada da barra de Baía da Guanabara, atual Jurujuba, Niterói; ´´para erguer as muralhas, foram trazidas pedras cortadas e numeradas de Portugal.
Nos séculos 17 e 18,... foi ampliada, chegando a ter, em 1730, 135 canhões´´; tombada em 1939;´´

Um comentário:

Impasse Livre disse...

Pois é amigo e colega radialista, O RJ é o cenário maravilhoso, o palco das ilusões e ao mesmo tempo a boca do lixo e a mascara da realidade. Um contraste social tremendo, marca do nosso Brasil. mas, gosto muito do cabral e o paes tb é bem razoavel. como jornalista e radialista esportivo da rádio flu am 540, deixo aqui meus parabéns pelo blog. Aparece lá pelo MFC! Abs, Leandro Carvalho