segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tonico e Tinoco

A carreira artística da dupla sertaneja formada por João Salvador Perez, o "Tonico" (nascido em São Manuel-SP, em 02 de março de 1917) e José Perez, o "Tinoco" (nascido em 19 de novembro de 1920, numa fazenda, no arraial de Guarantã, na época, pertencia a Botucatu-SP, que hoje pertence a Pratânia, município emancipado em 1993), iniciou nos anos 30*.
Filhos de Maria do Carmo (Brasileira - neta de escravos) e Salvador Pérez (Espanhol de León - Astúrias- havia imigrado em 1892)
- Participaram de sete filmes de longa metragem: "Lá no Meu Sertão", com direção de Eduardo Llorente, 1961.
"Obrigado a Matar", com direção de Eduardo Llorente, 1965.
"A Marca da Ferradura",com direção de Nelson Teixeira Mendes, 1969.
"Os Três Justiceiros", com direção de Eduardo Llorente, 1971.
"Luar do Sertão", com direção de Osvaldo de Oliveira, 1972.
"O Menino Jornaleiro", com produção de Tonico e Tinoco, 1983,
"A Marvada Carne", com direção de André Klotzel, tendo Tonico e Tinoco como convidados especiais, 1984.
-O slogan "A Dupla Coração do Brasil", surgiu em 1951, quando o humorista Saracura resolveu batizá-los assim, pela interpretação de todos os ritmos regionais.
FIM DA DUPLA TONICO E TINOCO Tonico (João Salvador Perez), faleceu no dia 13 de agosto de 1994, após uma queda da escada do prédio onde morava. O último show da Dupla Tonico e Tinoco, foi na cidade matogrossense de Juína, no dia 07 de agosto de 1994.
TINOCO E ZÉ PAULO No início do ano de 1995 Tinoco encontrou-se com Zé Paulo, que durante muitos anos cantou ao lado de Peão Carreiro. Deste encontro surgiu uma nova parceria no meio sertanejo. A Gravadora Transcontinental lançou o único CD da dupla no mesmo ano. Em junho de 1996, os amigos decidiram seguir seus próprios caminhos.
TINOCO E TINOQUINHO Uilton Antonio dos Santos, 27 anos de carreira, gravou 02 compactos e 02 CDs. Trabalhou na década de 70 com a Dupla João Mineiro e Marciano. No início de 1980, resolveu formar sua Banda, realizando grandes eventos pelo interior do Estado de São Paulo. Em 1992, "Uilton Santos"(nome artístico) trouxe a sua Banda para integrar o Show de Tonico e Tinoco. Com o passar do tempo foi batizado como "Tinoquinho", e adotado de coração por Tinoco como filho. Em junho de 1996 surge a nova formação "Tinoco e Tinoquinho". No ano de 1997 lançaram um CD voltado para a Entidades Carentes. Trabalharam em Comunidades e Associações da cidade de São Paulo. Realizaram mais de 300 apresentações em 15 meses de trabalho. Em 1998 a Gravadora MoviePlay lançou no mercado fonográfico um CD com Tinoco cantando as duas vozes. Esta foi a forma que Tinoco encontrou para homenagear Tonico, seu eterno parceiro. Perto da virada do século, "Tinoco e Tinoquinho" resolveram homenagear os 500 Anos do descobrimento.
Juntamente com o Jornalista Gildo Sanches, de São Manuel, Tinoco laçou em 2004 um livro com sua biografia.
Nome do livro que será lançado pela Editora Perez: "Tinoco, um Herói do Sertão", que conta com comentários do Prefeito Municipal de Pratânia Roque Jonner ( cidade natal de Tinoco ), e tem o prefácio escrito pelo Presidente do Tribunal do Trabalho, Ministro Almir Pazzianotto Pinto.
*Naqueles anos 30 só existiam 65 emissoras de rádio e 30 mi1 aparelhos receptores em todo o país, para uma população de 35 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: