quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"Amadores do Rádio"

Sérgio Cursino* Dia desses, ouvindo no Rádio do carro uma conceituada emissora de notícias, fiquei surpreso e triste ao mesmo tempo: uma jornalista tentando ler descriminalização das drogas por três vezes seguidas, sem sucesso.
Ela desiste e diz: "Olha, gente, é não tornar o uso de drogas um crime, tá bom? Pronto. Todo mundo entendeu, né?"
Que engraçado, não? Tão natural, tão espontânea, a moça. É assim que nosso Rádio caminha. E repito: uma emissora all-news de grande reconhecimento. Talvez essa profissional possa ser uma excelente redatora, uma excepcional produtora, uma editora de raro talento. Mas microfone definitivamente não é o negócio dela. Sem a menor intimidade com a nossa tão querida "latinha".
Esse é apenas um caso entre tantos outros. E assim cada vez mais ouço menos Rádio. Muito CD, pouco Rádio. E entendo o motivo de tantas grandes vozes de homens inteligentes e articulados migrarem para locução publicitária. Uma pena.
Sou radialista há 32 anos, jornalista há 25. Tenho muito a aprender. Mas que saudade, amigos, dos tempos em que você tinha que saber ler e falar ao microfone, passar por testes rigorosos... E não simplesmente ser um "amador de Rádio", um curioso do microfone. Lamento profundamente.
*Sérgio Cursino é Radialista e Jornalista Fonte: Bastidores do Rádio

Nenhum comentário: