segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Gente de Expressão


Paulo Lopes (Vicente Paula Reis Ribeiro) nasceu em Urucânia, na época, distrito de Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, em 03 de fevereiro de 1947. Paulo Lopes vem de uma família humilde. Aos 12 anos virou seminarista (a única opção que encontrou), ficando no seminário até os 14 anos, na cidade histórica de Mariana (MG), quando descobre sua verdadeira vocação, a comunicação. No seminário, dominava as apresentações. Era locutor e líder dos grupos de trabalho. Com isso, seu pai começou a perceber o talento do garoto.  

Carreira
No Rádio, seu primeiro trabalho aconteceu aos 16 anos, na rádio Sociedade de Juiz de Fora (MG). Ele passou num teste e se tornou repórter policial. Em 1969, foi para a rádio Globo, em Belo Horizonte, onde ficou em primeiro lugar com o programa "A Cidade contra o Crime". Em seguida, se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou por 15 anos na rádio Tupi. Lá, começou a fazer um programa destinado mais ao público feminino, e acabou se tornando o "Amigão das Mulheres". Ainda no Rio, trabalhou na rádio Bandeirantes (AM 1.360 kHz). Após sair da Tupi Rio, se mudou para São Paulo onde foi trabalhar na rádio Globo. Nesta época, alcançou o seu auge, chegando a ter cerca de 600 mil ouvintes por minuto. Também fez programa na TV. Sua estréia aconteceu no início da década de 1990, quando apresentou por mais de um ano, um programa de variedades no SBT. Em 2000, também comandou um programa de debates na TV Bandeirantes. Em 2001, saiu rádio Globo, ficou dois meses fora do ar até fechar contrato com a rádio Capital AM (1.040 kHz - São Paulo/SP), onde está atualmente, alcançando excelentes índices de audiência. Casado pela segunda vez, Paulo Lopes é pai de Alessandra, Ana Paula, Fabiana, Natália e Paulo Henrique. 

8 comentários:

Anônimo disse...

SO LEMBRANDO AO CONFRADE CARLOS FERREIRA,PARA SUA MELHOR INFORMACAO QUE O NOME VERDADEIRO DO RADIALISTA PAULO LOPES EH VICENTE PAULA RIBEIRO.

Anônimo disse...

SO LEMBRANDO AO CONFRADE CARLOS FERREIRA,PARA SUA MELHOR INFORMACAO QUE O NOME VERDADEIRO DO RADIALISTA PAULO LOPES EH VICENTE PAULA RIBEIRO.

Anônimo disse...

É uma informação que eu desconhecia, nunca li ou ouvi algo a respeito. Paulo Lopes nasceu na cidade de Urucãnia, então distrito de Ponte Nova-MG. Urucãnia se emancipou em 30/09/1962, data posterior ao nascimento de Paulo Lopes. Paulo começou na então Rádio B3, hoje Rádio Solar, daqui de Juiz de Fora.
Se você tiver outros detalhes, por gentileza, passe para o e-mail: carlosferreirajf@gmail.com

Anônimo disse...

Urucânia-MG
Etimologicamente “Urucânia” procede do tupi, “urucu” (ou urucum), que significa, o “vermelho”; é um fruta silvestre que os nossos índios usavam ou usam para se pintarem antes das batalhas ou festas; donas de casa de alguns estados do Brasil usam-na para corante na cozinha (para o arroz e outros) e são usados também na fabricação de bronzeadores.
Os primeiros habitantes dessa cidade chegaram em meados do século XIX, instalando-se no local onde hoje é a sede do município. Por volta de 1869, Francisca Inácia da Incarnação, senhora fervorosamente católica, amiga dos escravos e protetora dos colonos, mandou erguer uma capela e uma casa para abrigar o sacerdote em terreno por ela doado. Na mesma época surgiu o cemitério, construído onde atualmente se encontra a Igreja Matriz. Além de Dona Francisca, doaram terras para o patrimônio do povoado: José de Assis, Manoel Inácio da Silva, Antônio Bento de Souza, Joana Cláudia, José da Silva e José Justiniano da Fonseca. Essas doações datam de 1862 a 1873. Como era grande a quantidade de urucum nestas terras, o povoado denominou-se Urucu e a capela foi dedicada à Nossa Senhora do Bom Sucesso do Urucu.
Em 13 agosto de 1873, inaugurava-se o povoado, sendo este elevado a Freguesia (povoado atendido por um sacerdote) pela Lei n.? 3.442, de 23 de setembro de 1887.
Em 17 de outubro de 1889, o povoado foi elevado à Vila e no dia 13 de setembro de 1891, pela Lei n.? 2.763, a mesma se tornou Distrito e na mesma ocasião, foi criado o povoado de Cardosos.
Em 11 de julho de 1895, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso foi canonicamente instituída, sendo Padre Francisco de Paula Gastani, seu primeiro vigário.
Posteriormente com a chegada de usinas açucareiras em 1924 e o cultivo extensivo da cana-de-açúcar nas proximidades do povoado, este passou a chamar-se Urucânia.
Em 31 de maio de 1938 pelo decreto lei Nº 09 da Prefeitura de Ponte Nova, foi constituída a área urbana do distrito e em 30 de dezembro de 1962, através do Decreto Lei Nº 2.764, o mesmo foi desmembrado do município de Ponte Nova. Com a emancipação político-administrativa, surge assim o município de Urucânia que foi solenemente instalado no dia 1º de março de 1963 com a nomeação do primeiro administrador José Pinheiro Brandão. Ainda neste ano, no dia 1º de setembro, acontece a eleição do Prefeito Municipal (Paulo Giardini) e a Câmara Municipal é composta pela primeira vez por nove vereadores.
UMA LENDA
Embora conheçamos a nossa história, sabe-se porém que alguns estudiosos vêem no étimo “uru” o significado de água, rio, lama, molhado... Isso se aplicaria então, ao caso da “biquinha”, que de conformidade com uma antiga lenda, “prende aqui para sempre quem dela beber”.
Pode ser uma lenda, mas o fato é que o município tem água em todas as suas divisas. Com o município de Santa Cruz do Escalvado, água do Córrego de São Tomé e Ribeirão São Vicente e ainda a cabeceira do Córrego Antônio Joaquim; seguidamente temos as águas entre os ribeirões do Escalvado e Jatiboca e às da Cabeceira do Córrego do facão... E vem mais águas: Córregos da Piedade, das Flechas, Feijão Cru, dos Índios, Rio Casca, Córregos Manteiga, Mendes, da Trindade, dos Barros e Ponte Queimada.

Fonte: www.urucania.mg.gov.br
Bibliografia: Urucânia, sua história e sua gente - 1974 (Manoel Mayrink Neto)

Gilson Araujo disse...

Qual radio vce está trabalhando atualmente,pois admiro muito seu trabalho.abraços.

Anônimo disse...

VOCÊ QUE DISSE QUE URUCÂNIA SE EMANCIPOU EM 1962, ESTA ERRADO SUA EMANCIPAÇÃO FOI EM 1963. APÓS A MORTE DO PADRE ANTÔNIO NESTE MESMO ANO.SE QUIZERES SABER MAIS DA NOSSA CIDADE! VISITI-NOS NO DIA 27/11 QUE COMEMORA-SE O DIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS COM UMA GRANDE FESTA RELIGIOSA.

Anônimo disse...

Vicente Paulo Reis Ribeiro (Paulo Lopes)

Carlos Ferreira disse...

Vicente Paula Reis Ribeiro nasceu em Urucãnia-MG, EM 03 de fevereiro de 1947. É pai de Alessandra, Ana Paula, Fabiana, Natalia e Paulo Henrique.