quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O FUTEBOL VIROU UM GRANDE NEGÓCIO

Carlos Roberto Sodré* Falar sobre o assunto eu tem falado há muito tempo. O que eu quero saber é como os pais tem reagido diante do meu alerta. O futebol virou um grande negócio já faz muito tempo. Hoje são verdadeiros eventos. Não é mais uma partida de futebol como nos tempos de Nelson Rodrigues, onde um Fla X Flu era inesquecível e tinha um charme todo especial. O charme ainda existe, porém conquistado nos tempos áureos do esporte preferido de todos os habitantes do Planeta terra. Um clássico como este tinha um horário especial para os torcedores. Naquele tempo eles eram figuras importantes, a estrela maior do espetáculo, hoje são meros coadjuvantes. A evolução dos tempos, a tecnologia, a televisão, principalmente, esse importante veículo de comunicação do século xx é responsável pela mudança de comportamento de toda humanidade. Período que põe um final nos contatos sociais primários, hoje em dia quase inexistentes. Que pena, seria muito bom unir o útil ao agradável. E as nossas crianças, onde é que elas entram nesse assunto? No tempo dos meus avós nossos ídolos eram: São José, São Januário, São Pedro, Santo Antônio, São João. Poderia citar aqui uma quantidade grande de boas companhias. Este esporte a que me refiro virou hoje uma religião. Trocamos os ídolos dos séculos passados por ídolos que de bons exemplos não tem nada: Romário, Edmundo, Renato Gaúcho, Robinho... Eles sãos os Deses e os árbitros os demônios. Fazendo essa reflexão fica fácil entender porque há tantas agressões nos estádios como vimos pela televisão na semana passada. Jovem que sai de casa para ver o seu time jogar, levando sua bandeira, vestindo sua camisa e não volta mais para o seio de sua família. Existe muita gente por aí que se diz preocupada com nossas crianças, mas será que estão mesmo? O lado psicológico tem sido trabalhado? Ou só estão pensando em formar super-homens para faturar algum dinheiro na Europa? Aí entra o papel dos pais e responsáveis. “E nunca esquecendo daquela frase bíblica” diga com quem tu andas, que eu te direi quem tu és”! *Carlos Roberto Sodré é Locutor Esportivo

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlos
Belos tempos aqueles. Agora nossos (meus não) idolos são Romario, Edmundo, Ronaldo e tantos outros que poucos exemlos nos dão. O meu tempo é o mesmo, mais os valores não mudaram para mim, como citei os três, cito outros: Zico, Roberto Dinamite, Falcão, que saudades grandes jogadores, grandes exemplos.
Bola pra frente.
Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história Blumenau

Anônimo disse...

Para dar mais graça,eu queria ver a televisão saindo do futebol.Aí os estádios ficariam lotados.