sábado, 14 de fevereiro de 2009

Literatura

Sinopse:
Copa do Brasil
Uma competição folclórica, repleta de personagens pitorescos e times inusitados. Esta é a melhor definição para a Copa do Brasil, que completa, em 2009, 20 anos de existência. Considerada por muitos a competição mais democrática do futebol brasileiro - pelo seu formato que reúne clubes anônimos às principais equipes do país - a Copa do Brasil acaba de ganhar um livro que trata exatamente da memória deste lado inusitado deste certame:
20 anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho. Quem assina a obra são os pesquisadores Marcelo Migueres e Alex Escobar, que fazem, às 19h30 desta quinta-feira, na livraria Nobel, no shopping Nova América, o primeiro lançamento do livro.
- Tive esta idéia já em 1999, quando a competição completava o seu 10º ano, só que, infelizmente, não foi possível fazer o livro naquela época. Agora, finalmente, com a parceria com o Escobar, consegui colocar essa idéia em prática - comentou Migueres, que já tem outras publicações na área da literatura esportiva, com destaque para os livros Caiu na Área é Pênalti - histórias pitorescas de árbitros de futebol e Grandes Clubes Brasileiros. - Acho a literatura esportiva do nosso país muito carente e, além disso, nunca houve uma publicação à respeito da Copa do Brasil - completou Marcelo. 20 anos da Copa do Brasil - de Kaburé a Cícero Ramalho, mostra, nas suas 220 páginas, que é possível misturar informação, curiosidades e estatísticas na competição mais folclórica do futebol brasileiro.
Sobre os autores:
ALEX ESCOBAR
Ao iniciar a carreira no rádio, como locutor das madrugadas na JBFM, este carioca de 34 anos já sonhava em entrar para o mundo do esporte. Mesmo ainda não podendo usar a criatividade e o bom-humor – suas marcas registradas – ele sabia que já havia dado o primeiro passo na nova carreira. Pouco tempo depois, este torcedor do América, que começou a carreira como comissário de vôo, chegava ao esporte. Ele foi âncora do despojado programa de rádio Rock Bola, até ser convidado para trabalhar no Sportv, onde está desde 2003. Em 2008 Escobar fez parte do Programa Bom Dia Rio, da Rede Globo de Televisão, onde comentava o desempenho dos times cariocas. Atualmente pode ser visto diariamente no Bom Dia Brasil, da mesma emissora, apresentando o noticiário de esportes do telejornal. A tarde participa também do quadro “Beat Bola”, na Rádio Beat 98 FM, e de programas na Rádio Globo AM.
MARCELO MIGUERES
Técnico em Meteorologia, administrador de empresas, professor particular, mas sobretudo um apaixonado pelo futebol brasileiro. Marcelo entrou no mundo do futebol em 2002 quando resolveu organizar a Exposição Grandes Clubes Brasileiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde trabalha há mais de 10 anos. A mostra de seus acervos sobre o futebol brasileiro acabou gerando um livro-catálogo do evento, em parceria com o jornalista paulista Celso Unzelte, e dois anos depois o livro Grandes Clubes Brasileiros, pela editora Viana & Mosley. Em seguida escreveu o seu primeiro livro solo “Caiu na Área é Pênalti - histórias pitorescas de árbitros de futebol” onde se revelou, também, um exímio contador de “causos”. O livro deu origem a uma coluna do mesmo nome no Jornal dos Sports, assinado pelo personagem Apito da Silva. Marcelo Migueres, carioca de 38 anos, se especializou na pesquisa esportiva, tendo como diferenciais a informação, a curiosidade e o bom-humor. Em 2007 conheceu Alex Escobar numa palestra do comentarista, ficaram amigos, e pouco tempo depois surgiu a idéia deste livro.

Nenhum comentário: