terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Corpo da atriz Ida Gomes é enterrado

Ela foi internada no sábado com quadro de pneumonia.A atriz tinha 85 anos. SMC
Foi enterrado no começo da tarde de segunda-feira (23) o corpo da atriz Ida Gomes no Cemitério Israelita, em Vilar dos Teles, na Baixada Fluminense. Parentes, amigos e fãs prestaram durante a manhã, a última homenagem a atriz. O velório foi numa capela judaica na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. Veja fotos históricas de ida Gomes Ela morreu no domingo (22/03) , e estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria do hospital, Ida chegou ao local com pneumonia e teve uma complicação no quadro. Por volta de 19h deste domingo, ela teve uma parada cardíaca. Ida Gomes tinha 85 anos. A atriz nasceu na Polônia, como Ida Szafran, e foi criada até os 13 anos na França. Depois de uma rápida passagem pela Inglaterra, veio para o Brasil. Começou sua carreira como atriz de rádio.
Seu primeiro trabalho em televisão foi na TV Tupi, no ano de 1951, dirigida por Sérgio Britto, no Grande Teatro Tupi. Nessa época, também atuava no programa Câmera Um. Fez novelas como O Morro dos Ventos Uivantes e A Canção de Bernadete. Na Globo , sua primeira novela foi A Rainha Louca (1967) e sua última atuação foi em Duas Caras (2007). Ida ficou conhecida por sua personagem Dorotéia em O Bem Amado (1973), de Dias Gomes, a primeira novela em cores do país. A vereadora Dorotéia era uma das três irmãs Cajazeiras, ao lado das atrizes Dirce Migliaccio e Dorinha Durval. Apesar de ser judia, Ida foi umas das atrizes mais escaladas para viver freiras na televisão. Em uma entrevista a Jô Soares, em 2001, a atriz brincou com o fato. "Eu sou judia, mas sempre me chamam para fazer a irmã de caridade, a madre superiora. A Globo tentou me converter mas não conseguiu", disse .
No cinema, Ida estreou em Bonitinha Mas Ordinária, de 1963, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues. No currículo, a atriz tem pelo menos mais nove filmes, entre eles Copacabana, de 2001, dirigido por Carla Camurati.
No teatro, estava preparando a peça Idas e Vindas, que foi escrita especialmente para ela. Entre tantas peças, Idas e Vindas, que foi escrita especialmente para ela. Entre tantas peças, em 2007 e 2008, atuou no musical 7 e em 2003 estava no elenco de Tio Vânia de Tchecov e com direção de Aderbal Freire-Filho. Em 1989, fundou o Teatro Israelita de Comédia para divulgar a obra e a dramaturgia de autores judeus.
Ida Gomes era contratada da Globo desde 1966. Nos últimos anos atuou em séries e especiais da emissora como JK, Você Decide, Malhação, Os Normais, A Diarista e Sob Nova Direção.

Nenhum comentário: