quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

União Ortográfica

Novas regras de ortografia da língua portuguesa entram em vigor hoje Folha Online
A partir desta quinta-feira (1º) os brasileiros devem começar a se acostumar a escrever em português com base nas novas regras de ortografia. A mudança será gradual, e as instituições de ensino fundamental e médio têm até 2012 para se adequar. Porém, não estranhe ao ler as palavras "heroico", "ideia", "feiura" e "assembleia", por exemplo, sem o acento agudo. Também pode causar espanto o uso das palavras "mandachuva" e "paraquedas" sem o hífen e, ao contrário, escrever "micro-ondas" com hífen.
Firmado em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras e no uso do hífen. Além disso, extingue o trema. A partir de 2009, acostume-se a ler "linguiça" e "tranquilo" desta forma.
No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%. O Brasil será o primeiro país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) - que reúne, além do Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste - a adotar oficialmente a nova grafia, prevista pelo acordo.

Um comentário:

Anônimo disse...

CArlos
VAmos ver o que vai dar nessas alterações ortográficas. Eu paticularmente nem aprendi tudo com a anterior,,,e agora vou tentar, mas não me importar muito não. Duvido alguém neste pais que saiba tudo sobre nosso idioma, quem dizer que sim, sem usar dicionário, ou revisão deveria receber um prêmio.
Parabéns pelo eu belo trabalho e tenha um belo ano.
Adalçberto Day cientista social e pesquisador da história.