quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Eleições

Interinos assumem cidades em que haverá nova eleição Dos sete municípios em que o presidente da Câmara toma posse, somente um teve o pedido de nova eleição encaminhado ao TRE Luiz Ribeiro - Estado de Minas
Os prefeitos que assumem em sete cidades mineiras vão permanecer no cargo interinamente e os eleitores desses municípios terão de voltar às urnas. São cidades onde o vencedor da eleição obteve mais de 50% dos votos, mas não foi diplomado por ter a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Francisco Sá, Fronteira dos Vales, Itabirito, Ponto Chique, Pratinha, Salto da Divisa e Santa Rosa da Serra, será empossado como prefeito o vereador que for eleito para presidir a Câmara Municipal , que ficará no cargo até que haja nova eleição.
Já em Barroso e Divisa Alegre, como os eleitos não tiveram mais de 50% dos votos, o segundo colocado será empossado hoje. Em Barroso, o atual prefeito, Arnauld Baldonedo Napoleão (PSDB), ficou em segundo lugar, mas ganhou o direito a um novo mandato porque a vencedora, Eika Oka de Melo (PP), teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a problemas em prestação de contas relativa a sua gestão na prefeitura de 2001 a 2004. Em Divisa Alegre será dada posse ao segundo colocado, Itamar Gama Nascimento (DEM), porque o vencedor da eleição, José Carlos da Silva (PTB), teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.
Dos sete municípios onde o presidente da Câmara toma posse, somente um teve o pedido de uma nova eleição encaminhado ao TRE e apreciado pela corte do tribunal: Fronteira dos Vales (Leste de Minas). Mas a data da nova eleição ainda não foi definida. Vencedor em Fronteira dos Vales, o atual vice-prefeito Francisco Alves (PSDB), que recebeu 1.690 votos (52,48% dos votos válidos), foi cassado devido a denúncia de distribuição de brindes e churrasco para eleitores durante a campanha eleitoral.
Somente depois de 20 de janeiro, quando os juízes eleitorais retornam de férias, é que começarão a ser analisados os pedidos de novos pleitos nas outras seis cidades. Mas esses municípios já vivem clima eleitoral, não somente com por conta dos vereadores, que fazem articulações como candidatos à presidência da Câmara – e ao cargo de prefeito interino –, mas também com o trabalho já iniciado por aqueles que vão disputar a prefeitura novamente.

2 comentários:

euclydeszamperetti fiori disse...

Participo ao responsável pelo blog a quem ñ conheço e a tds os leitores, feliz ano de 2.009, ñ se deixem levar pelos encantos de vosso governador q. tenho como cascateiro, tb ñ me deixo levar pelo Serra, em quem votei até a prefeitura, porém, jamais o farei.
O Ciro tb é bravateiro, conclusão:
Temos q. mudar nossa cultura e dizermos, somos culpados, uma vez q. criamos cobra como este braço curto, q. pouco trampou e rico ficou.
EM Tempo: braço curto, por ñ ser adepto ao trabalho decente.
Acorda, Brasil.
zamperetti fiori
ex-árbitro de futebol

Timba disse...

Fui candidado a vereador em Barroso, fui simpatizante a candidata Eika,acredito nos dois .Mas fico feliz que o sr. Arnold Napoleão foi empolssado prefeito da minha cidade de Barroso.Ronaldo Magalhaes . barrosense e morador do Rio do Rio d Janeiro à 12 anos.