segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Jornalista iraquiano joga os sapatos contra Bush

Um jornalista iraquiano jogou os sapatos contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sem conseguir atingi-lo, e o insultou no momento em que este apertava a mão do primeiro-ministro do Iraque, durante uma visita surpresa neste domingo a Bagdá.
Quando Bush se dirigia aos jornalistas foi interrompido na terceira fila pelo correspondente do canal de televisão Al Baghdadi, que se levantou com um sapato na mão enquanto que, aos gritos dizia: "é o beijo de despedida, seu cachorro", antes de jogar os sapatos em direção de Bush.
Imediatamente depois, o jornalista iraquiano lhe jogou seu outro sapato - e de novo errou o alvo. Maliki fez um gesto de proteção em relação ao presidente americano, que não foi atingido. Após o ataque, os membros da equipe de segurança renderam o agressor, o detiveram e o tiraram da sala, segundo testemunhas presentes na entrevista coletiva.
"Este tipo de fato não me preocupa, quem os faz quer chamar a atenção", disse Bush após o incidente.
No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, jogar um sapato é uma das maiores ofensas que se pode cometer contra outra pessoa, da mesma forma que chamá-lo "cão".
Fonte: Ag. Reuters

Nenhum comentário: