quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

História arrasada

A Mata, Juiz de Fora incluída, tem um jeito proprio de lembrar sua história. Masoquista, prefere homenagear seus inimigos, dando-lhe o nome das principais ruas, enquanto seus lideress e herois são esquecidos ou lembrados em ruas secundárias, com nomes que mais parecem apelidos... Isso quando não inventa falsos fundadores...
Em toda a Mata, os casarões e fazendas centenárias são deixados ao relento para apodrecer, enquanto alimentam cupins, bicho que deveria ser o símbolo dessa gente que desmanda há 40 anos em JF e Mata.
E que não se diga que história não dá dinheiro, pois todo o vale do Paraíba vem se reerguendo às custas de contar a sua história, mesmo a da época negra...Mas aqui é diferente. Aqui vagabundo, demagogo e arrivista se unem para solapar a história.
Recentemente, tivemos o exemplo de Pequeri - são pedro de pequeri - que se recusou a homenagear o casal Dorival Caymi, ela filha histórica da terra; ele um dos maiores do Brasil. Pois não é que Pequeri volta a carga? O prefeito atual, Geraldo Fulco, dizem as más línguas, pretende construir e inaugurar uma nova escola, fechando a existente há 91 anos. Se fosse para acrescentar, nenhuma objeção, mesmo duvidando que Pequeri necessite. Mas fechar uma para abrir outra? Seis por meia dúzia?
O diabo é que o talzinho quer colocar seu nome nela e ainda extinguir o atual, que leva o nome do senador estadual e médico Antero Dutra de Moraes, verdadeiro esteio na formação e no desenvolvimento economico e cultural daquela região, incluindo-se aí Bicas, Guarará e Mar de Espanha.
Mesmo se tratando de Brasil, desconfio que a ação é ilegal. Não sendo, é cabotinismo flagrantemente imoral, ainda mais porque o talzinho acabou de ser derrotado na sua pretensão de ser releeito. Isso, para não lembramos que várias personalidades locais jamais foram homeneagadas. Aliás, como em JF...
Dizem que a ignorancia é uma benção; pode ser. Mas também é a base para a escravidão. No nosso caso, Mata e JF, é a estratégia utilizada para perenizar demagogo e arrivista. E descortinar a verdade histórica é a melhor maneira de evitarmos que essa gente continue a se reproduzir como coelhos.
Nem que seja pra evitar que arrivistas em campanha nos digam que lutará para JF voltar a ser o que sempre foi: a segunda de Minas, he, he, he. Ou para eliminar de vez o que Itamar Franco absurdamente escreveu no prefacio do excelente livro de Douglas Fazolatto, Juiz de Fora : Imagens do Passado.
"Demoramos a descobrir a verdade e a maioria das vezes ela aparece tardiamente" É tolice; apenas mais uma. Primeiro porque ninguém demorou a descobrir, apenas escondeu-se a verdade escrita há décadas, para garantir fins escusos, estes sim, ainda não descobertos. Segundo porque, em história, nunca é tarde para se redimir e divulgar a verdade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem é vc para se reverir a um Prefeito como talzinho... Talzinho deve ser vc. Antes de falar bobagem, procure saber a realidade dos fatos.

Anônimo disse...

Cuidado com o que vc fala meu amigo, pois a situação não é bem essa, porque vc como um homem público não procura saber a verdade, ao inves de falar "besteiras"!! Seja profissional!!Isso é ridículo, pega muito mal para um radialista conhecido na zona da mata.

Anônimo disse...

Cuidado com o que vc fala meu amigo, pois a situação não é bem essa, porque vc como um homem público não procura saber a verdade, ao inves de falar "besteiras"!! Seja profissional!!Isso é ridículo, pega muito mal para um radialista conhecido na zona da mata.

Gi disse...

Que radialista é vc??? Quem é vc pra falar de GERALDO FULCO?? Vc com certeza é muito mal informado, deveria ter vergonha por falar sem conhecer as pessoas. Se fosse um pouquinho mais informado ou pelo menos procurasse conhecer a pessoa de quem fala saberia falar a respeito! Use o seu trabalho para falar a verdade e não para caluniar!

Anônimo disse...

""Cabotinismo
Derrotado nas urnas, o prefeito de Pequeri, Geraldo Fulco (PMDB), ainda quer substituir o
nome da escola senador Anthero Dutra de Moraes pelo seu. Ao que parece, não tem noção da briga em que está entrando. O senador homenageado,médico por formação, tem currículo e história, além de integrar a família que fundou
aquela cidade e tem parentes muito importantes.
• • •
Geraldo Fulco, que nasceu e foi criado em Mar de Espanha, parece ter uma picuinha com as famílias Tostes e Dutra de Moraes, pois não é o primeiro incidente. Em 2004,
o seu grupo politico vetou lei criando o Núcleo Cultural Família Caymmi, o que depois foi contornado, graças à ação da imprensa.
• • •
Em vez de ter seu nome na pedra, Fulco corre o risco de virar réu em mais um processo.
Graças ao Ministério Público, a auto-homenagem dos políticos está sendo barrado, até mesmo quando a escolha recai sobre parentes. É o caso da prefeita reeleita de Magé, Núbia Cozzolino, obrigada a retirar nomes de seus parentes de bens municipais.""

Fonte: Coluna do Jornalista Douglas Fazzolatto, no Jornal JFHOJE (www.jfhoje.com.br)

Anônimo disse...

Está bem claro que a matéria é de autoria do cidadão Pequeriense Dutra de Moraes e não do radialista moderador do blog. Esses subservientes de políticos, inebriados pelo ódio da ociosidade não observam os fatos.

Anônimo disse...

de fato concordo...
deixem as crianças naquele velho e precário prédio... (paredes esfarinhando, telhado infestado de cupins, q q tem as paredes trincadas, sorriso dos tempos idos... é bom que os alunos da 1º serie assistam as aulas da 3ª serie assim eles ficam adiantados...
Sâo pedro já assinou um convenio e não vai mais chover lá dentro das salas, só no refeitôrio e a agua do encanamento promete q só vai sair nas torneiras não vai mais vazar pra todo lado. as janelas não vão cair em criança nenhuma, a ultima que caiu só caiu pq a criança deu um espirro muito forte. quando o predio se cansar ele mesmo se muda . pena os politicos de hoje não tiveram muito trabalho pra fazer deu tempo de dazer picuinha acho que o nome da escola podia ser a divina mãe do jornalista.. porque a mãe agente sabe ama o filho de verdade e só pode ser a que gerou e educou não permitiria o jornalista se preoculpar com a escola ao invez de com sua segurança das crianças e a devida educação histôrica, demolir em Pequeri um prédio construido em 1888 que estava em muito melhor estado que a escola municipal.
mas porque se preoculpar com um predio, é só cimento barro e madeira, deveriam mesmo preoculpar com a segurança das crianças e a qualidade do ensino que elas estão recebendo antes de fazer picuinha com nome alheio.
enquanto isso a escola nova, atendendo ao pedido e previsão da necessidade apontada pela secretária de educação a cidade cresce e onde vão colocar mais crianças pra estudar??? a cidade tem que se preparar pra crescer independente do partido politico que o jornalista apoia. e quando a julgamentos isso é com a justiça é uma pena que a lei está sempre apoiando o bandido... o bonzinho sempre se fode...

Anônimo disse...

O prédio é do Estado o Municipio não tem nada a ver com ele. O ex prefeito queria construir um novo prédio escolar para abrigar as crianças da Escola Municipal, Geraldo Fulco constrir prédio novo não pode, mas a troca de prédio novo por um caindo aos pedaços pode ser feita sem autorização???? Nossa se ele gostasse de se auto promover Pequeri não ia ter esse nome com certeza!!!!!!

Anônimo disse...

O papel, a caneta, o microfone, a web...enfim...
São armas... faça bom uso... sobretudo, faça justiça...
Isto acontece quando se economiza-se as opiniões translada-se os fatos... deixa ao leitor o encargo de julgar...

Anônimo disse...

Você tem ocupado dois papéis o de orientador dos fatos e o de juiz...

Ao primeiro vc faz jus no sentido de ser-lhe próprio como homem das comunicações, um bom profissional, a propósito. No segundo vc arvora-se de um direito que não possui e que caberia bem propriamente a um historiador desprovido de idealismos e partidarismo...

Vc comente então um acerto e vários erros... E sempre errará por ao ocupar o papel de outro