Natal é a festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data é comemorada dia 25 de Dezembro pela Igreja Católica Romana e dia 7 de Janeiro pela Igreja Ortodoxa.
Depois da páscoa, o natal é a festa mais respeitada pela Igreja. Apesar de ser uma festa cristã, é considerada universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre os homens.
A origem do termo natal vem do latim ‘natális’ que significa nascer. Como adjetivo significa local onde aconteceu o nascimento de alguém. O natal é comemorado como festa religiosa no dia 25 de Dezembro desde o século IV pela Igreja ocidental, e desde o século V pela Igreja Oriental.
A celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C. Segundo o almanaque romano a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.
Os preparativos para a festa são iniciados no final de novembro, o clima festivo permanece até o dia 06 de Janeiro (Dia de Reis), quando, de acordo com a tradição, os pinheiros são desmontados.
A ceia que acontece dia 24 de Dezembro e o almoço do dia 25 é o momento da comemoração que proporciona a reunião das famílias, a troca de presentes. Dentre os vários pratos típicos saboreados na ceia está o peru. Além dos pratos, vários outros símbolos natalinos são de origem européia. O mito do papai Noel foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século IV e que tinha o hábito de presentear as crianças em Dezembro.
Outros símbolos natalinos são o presépio, a árvore de natal, as decorações natalícias, o amigo secreto (amigo oculto).
Há muito tempo o natal surgiu como forma de aquecer as vendas, nos países cristãos tornou-se o feriado mais rentável para o mercado, uma vez que tem como característica a troca de presentes entre família e amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário