sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Rádio Tamoio é adquirida pela Super Rádio Tupi

Conforme informação divulgada no site Tributo ao Rádio do Rio de Janeiro, de Marcelo Delfino, está confirmado a negociação da compra da Rádio Tamoio 900 kHz pela Rádio Tupi. As negociações já estavam adiantadas há pelo menos 90 dias e os valores do negócio ainda geram especulação.
A emissora carioca fundada por Assis Chateaubriand e que já fez parte dos Associados, estava sendo administrada pelo grupo Cearense Verdes-Mares de Comunicação da família Jereissati, proprietários das afiliadas da TV Globo no Ceará. O grupo Verdes-Mares nunca teve interesse em investir no Rio e arrendou por muitos anos toda programação da emissora para Igreja Pentecostal Deus é Amor. Com o término do contrato com a Igreja em meados deste ano, começaram as negociações com os Associados para a aquisição da Tamoio AM.
Estréia:
Apuramos que a nova Tamoio AM 900 kHz volta a pertencer aos ouvintes do Rio de Janeiro apartir de 1º de Janeiro de 2009. Uma nova programação está sendo elaborada com muito cuidado, e serão feitos testes para o estilo de programação e comunicação, ninguém foi sondado ou nomes escolhidos para gerenciar a nova emissora. Antecipamos que será uma rádio musical, com maior enfâse para o jornalismo e voltada ao esporte.
Localizada no bairro da Urca, a emissora se junta as rádios Tupi AM e Nativa FM na rua do Livramento no centro do Rio.
Nota: A Igreja Pentecostal Deus é Amor permanece com sua programação evangélica gerada apenas pela rádio Capital 1.030kHz, que não tem ligação com sua homônima paulista.
RÁDIO TAMOIO - 900 kHz
PROGRAMAÇÃO MUSICAL POPULAR AGUARDANDO MUDANÇAS
A rádio Tamoio foi fundada por Assis Chateaubriand, tendo sido parte da cadeia Associada.
Foi uma das melhores rádios do Rio. Nos seus últimos anos de vida antes de ser rádio evangélica, foi uma rádio de sucessos populares, que tinha também uma das melhores equipes de esportes do rádio do Rio.
Com a redução do grupo Associados, a Tamoio foi vendida ao grupo cearense Verdes Mares, liderado pela família Jereissati. O mesmo grupo dono de todas as afiliadas da TV Globo no Ceará.
Pois foi justamente o grupo Verdes Mares, sem a menor piedade pelo Rio de Janeiro, quem arrendou a emissora para a Igreja Pentecostal Deus é Amor, que anexou a Tamoio à pior rede de rádio do Brasil, a "Voz da Libertação".
No dia 19 de outubro de 2008, a igreja deixou a rádio, e a Tamoio instalou um vitrolão de sucessos populares, com as vinhetas antigas, e restaurou o informe jornalístico de hora em hora.
No início de novembro de 2008, o grupo Associados comprou de volta a Tamoio. O valor que foi pago por Alfredo Raymundo (presidente da Tupi AM) ao grupo Verdes Mares teria sido de R$ 7 milhões.
Como ninguém acredita que a Tupi venha a transformar a Tamoio em outra rádio eclética, para lhe fazer concorrência, especula-se no mercado que a Tamoio volte a ser uma rádio musical com transmissões esportivas. Há ainda a possibilidade de a Tamoio virar uma rádio jornalística.
Sede da outorga: Rio de Janeiro
Endereço: Av. Portugal, 96 - Urca - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (55)(21) 2541-5796
Depois de tantas blasfêmias e nenhum protesto, tais como a aquisisição das Ondas Curtas da Globo Rio e da Globo São Paulo pela peste costal do "zé amor", a guaíba pelo reino dos dólares e muitas outras, até que enfim, uma boa notícia, o rádio feito por quem é do rádio, parabéns ao Alfredo Raimundo, salve o rádio AM

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Carlos

A notícia sobre a compra da “falecida” Rádio Tamoio por parte da Tupi - conforme divulgado por você no www.carlosferreirajf.blogspot.com/ - não altera em nada o panorama no AM carioca, cuja audiência despenca a cada dia igual estrela cadente.

Diante de tantas alternativas para se ouvir música- FM, internet, MP3, etc, até o próprio CD começa dar sinais de cansaço. Acho que o Senhor Alfredo Raymundo jogou dinheiro fora ao pagar 7 milhões de reais por uma emissora que ninguém ouve.

O AM está mesmo fadado ao fracasso. É questão de tempo para fechar as portas. Não se surpreenda se futuramente até mesmo os mercadores da fé virarem as costas para o rádio de amplitude modulada.

Esse tipo de frequência já teve seus dias de glória, mas atualmente é ultrapassado e piegas.

Anônimo disse...

Bela reportagem Carlos.
Realmente é uma boa noticia. As Rádios Ams, são ainda e serão por muito tempo a preferencia dos brasileiros, porém estão com os dias contados com a nova geração de radios digitais, o que é AM hoje será as FM de hoje.
Um abraço e parabéns pela matéria.
Adalberto Day de Blumenau

Unknown disse...

CARLOS...essa notícia é muito boa para todos nós que militamos no meio,mas,precisamos torcer para que ela não caia nas mãos de pessoas incompetentes,...e no Rio tá cheio....parabens pela matéria.

Anônimo disse...

Muito boa a notícia,Rádio Tamoio a tradição do Rio.

Até pelo nome "Tamoio" um nome forte que é o nome dos primeiros habitantes da Guanabara,que eram os Tamoios.

Que a rádio Tamoio que sempre foi tradição no Rio e nos esporte,volte com uma equipe de esporte,que certamente vai dar certo.

Chega de estrangeiros no Rio.

Augusto

Anônimo disse...

Enquanto a radio am não se reestruturar haverá estes programas de igrejas.
Se vc não gosta delas porque não compra o horario que elas utilizam?.
Pelo menos tenha respeito com quem ouve e gosta.
Vivemos em uma democracia.

Anônimo disse...

O grande problema do rádio AM é os receptores, em quase a sua totalidade, são de péssima qualidade, lembram do AM estéreo? Não deu certo porque os fabricantes não tem interesse em fabricar receptores de boa qualidade, que são caros, por outro lado as emissoras AM não se preocupam em transmitir com qualidade, este desleixo tem funcionado exatamente contra as próprias emissoras, bastava haver um padrão de qualidade que fosse seguido pelas emissoras e os fabricantes de receptores. Não se entusiasme com a digitalização, ela não vai longe, porque? Uma emissora com 50 mil watts de potência, ''perde'' dois terço de sua área de cobertura, ou seja, o raio de 150km de cobertura do AM cai para 50km, além de outros inconvenientes, os dois sistemas poderão funcionar juntos, até que se encontre outra solução. Engana-se quem acha que o FM é melhor que o AM, com um bom receptor AM, sintonize uma emissora que transmita com boa qualidade e você verá que o AM está sendo muito, mas muito mal aproveitado. Que venha a nossa querida rádio Tamoio de volta e traga com ela, as outras tantas emissoras, inclusive a Tv que as Associadas ''perderam''.

gilmar nunes disse...

Como disse o anônimo aí de cima, as FMs, não estão com a bola toda, as programações estão a desejar, muitas músicas de baixa qualidade, muitas religiosidades, diante de tantas alternativas,como disse o Marcos,quando nós temos MP3,internete. O Srº Alfredo Raimundo, comprou a ANTENA 1, do Rio, que virou NATIVA FM, e a TUPI, agora está em duas frequência, e, fiquei sabendo que o grupo Vedes Mares, irá comprar uma FM no RIO, provalvemente a JB FM, onde irá transmitir em duas frequências como a Tupi faz aqui no Rio. Que dizer uma rádio de qualidade com a JB FM que toca músicas de qualidade e informações com credibilidade, será transformada em AM TAMOIO.