domingo, 23 de novembro de 2008

Fluminense chega a 900 jogos na Série A

Marca histórica será atingida contra o Inter, no Beira Rio
Fluminense chega a 900 jogos na partida deste domingo, contra o Internacional
Lutando a cada rodada contra o rebaixamento, o Fluminense trata sempre a próxima partida como a mais importante de sua história.
Mas o jogo de domingo, contra o Internacional, no Beira-Rio, terá um ingrediente a mais para ficar guardado na memória. Será a partida de número 900 do Tricolor em Brasileiros de Primeira Divisão.
Coincidentemente, a estréia na competição, em 1971, foi diante do Colorado e no mesmo estádio. Na ocasião, empate em 0 a 0 de dois clubes que começavam ali a escrever suas histórias no Brasileirão. O atacante Lula, que marcou seu nome na história de ambas as equipes, estava em campo pelo Flu.
- Tive o prazer de participar da estréia de duas equipes importantes em minha vida. Depois que deixei as Laranjeiras, ganhei muitos títulos pelo Inter. Foi um jogo histórico, mas não tenho muitas lembranças. Eu me recordo apenas que éramos os campeões explica o ex-jogador, referindo-se ao título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1970.
Para os mais supersticiosos, vale o registro de que, nas partidas com número redondo do Flu no Brasileiro, o retrospecto tricolor é muito bom (veja quais foram os jogos ao lado). De nove confrontos, o Fluminense venceu quatro e perdeu só um.
Na última partida comemorativa, a de número 800, em 2006, outra coincidência. O confronto também foi em Porto Alegre, mas contra o Grêmio. Remanescentes daquele empate em 4 a 4, Thiago Silva e Arouca estarão em campo amanhã. O zagueiro, ídolo e torcedor assumido do Tricolor, demostra em poucas palavras o seu sentimento por fazer, mais uma vez, parte da história do clube.
- É um momento único, pois nem todas as equipes do Brasileiro têm esse número de jogos. Estamos fazendo história. Espero que nessa partida a gente possa sair com uma vitória que nos ajude a ficar na Série A explicou o camisa 3, sendo complementado pelo amigo Arouca. É um motivo de felicidade estar em campo completando essa marca histórica. É um jogo importante e precisamos do resultado positivo para ficarmos bem na tabela do Brasileiro.
A PRIMEIRA PARTIDA E AS CENTENÁRIAS
1º Jogo1ª partida do Brasileiro de 1971
Em sua estréia em Campeonatos Brasileiros, o Fluminense enfrentou o mesmo Internacional no Beira-Rio. Em campo pelo Tricolor, jogadores como Mickey e Lula. O técnico era Zagallo.
100º Jogo
1ª partida do Brasileiro de 1975
O centésimo jogo foi a única derrota tricolor em partidas comemorativas. O revés aconteceu diante do Coritiba, no Maracanã. O gol foi de Maisena. O técnico do Fluminense era Parreira.
200º Jogo
4ª partida do Brasileiro de 1980
Em março de 80, a maior goleada do Flu em partidas com número redondo: 4 a 0 no Vila Nova (GO). Os gols foram de Robertinho (2), Cristóvão e Zezé.
300º Jogo
11ª partida do Brasileiro de 1985
O jogo de número 300 aconteceu no Morumbi, diante do Santos. Em campo pelo Flu, o hoje coordenador de futebol do clube, Branco. Romerito jogou.
400º Jogo
1ª partida do Brasileiro de 1990
Apenas 3.332 torcedores acompanharam a partida de número 400: vitória de 3 a 0 sobre a Portuguesa. Rinaldo (2) e Jorginho marcaram para o Flu.
500º Jogo3ª partida do Brasileiro de 1995
A convite do governo alagoano, o jogo foi realizado em Alagoas. Vitória fácil do Flu, com gols de Sorlei, Renato Gaúcho e Aílton. Joel Santana era o técnico do Flu na ocasião.
600º Jogo
4ª partida do Brasileiro de 2001
No primeiro jogo centenário do século XXI, empate em 1 a 1 com o Vitória, no Maracanã. O gol tricolor foi marcado por Yan. Naquele ano, o Fluminense terminaria em terceiro lugar.
700º Jogo
46ª partida do Brasileiro de 2003
Além de centenário, o jogo contra o Juventude garantiu o Fluminense na Série A. A vitória na partida de número 700 foi por 1 a 0, gol de Marcelo.
800º Jogo
12ª partida do Brasileiro de 2006 O empate em 4 a 4, entre Fluminense e Grêmio, marcou o jogo de número 800. O Tricolor chegou a estar vencendo por 4 a 2, mas cedeu o empate no fim.
900º Jogo
36ª partida do Brasileiro de 2008
Hoje, 23/11/08, o Flu entrará em campo pela 900ª vez na história do Brasileirão. E a vitória é mais uma vez importante para livrar o time da Série B.

Nenhum comentário: