domingo, 23 de novembro de 2008

Celso Garcia

Sidney Rezende* Eu não conheci pessoalmente o radialista Celso Garcia. Mas quando criança eu o ouvia com constância. Tínhamos o hábito lá em casa de duas vezes por semana acompanhar a jornada esportiva. Era um prazer ouvir as narrações de Waldir Amaral, Jorge Cury e Doacey Bueno de Camargo. Mais tarde, três jovens despontaram com muito sucesso, José Carlos Araújo, Edson Mauro e Luiz Penido.

Celso Garcia também narrava, mas não tinha a iluminação na voz dos outros três. Mas aquela equipe me encantava. A forma viva de comunicação, as vinhetas, o dinamismo. Era uma maravilha ficar ali ao lado do rádio testemunhando a história viva à partir do trabalho deles.

Desde cedo eu ouvi dizer que Celso Garcia fôra o descobridor de Zico, o Galinho de Quintino. Céu de estrelas. Era Zico, pelo Flamengo; e Roberto Dinamite pelo Vasco. Depois, Rivelino no Fluminense e o escrete campeão(era assim que se dizia) do Botafogo com Jairzinho à frente, o goleador Roberto... Tempos inesquecíveis.

Hoje, trabalhando na TV, leio para o público a notícia da morte de Celso Garcia, um dos grandes nomes do rádio esportivo brasileiro. É como se um pedaço da minha infância estivesse indo embora. Todos sabemos que o tempo vai se esvaindo mesmo. Mas constatar isso é muito triste.

O Rádio - a que amo tanto - deveria fazer uma linda homenagem aqos seus ícones. Eternizar para os jovens a importância dos talentos. Pessoas alheias ao veículo o estão embrutecendo, tratando-o com o desprezl. Como Stálin querem apagar os nomes da história. Não vão conseguir. Pelo simples motivo que os ouvintes não vão deixar.

*Sidney Rezende (Sidney Nolasco de Rezende) é Jornalista e Escritor. Nascido em Campo Grande-MS, é autor dos livros: - "Deve ser bom ser você" - "Ideário de Glauber Rocha"

- "Jornalismo eletrônico ao vivo"

Fonte: www.sidneyrezende.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Carlos Ferreira, o amigo me fez também recordar muitas coisas da minha infância e juventude, vendo ou ouvindo esses narradores impagáveis da nossa memória. No campo com radinho colado ao ouvido e depois dizendo para quem estava perto:foi impedimento sim, o Cury falou!
Fora de campo, em casa, eles transmitiam os jogos e nossa mente parecia que voava e víamos as jogadas como se estivéssemos à beira do gramado. É meu amigo, "a nega está lá dentro"! Dizia um deles quando se fazia gol. Indivíduo competente! Golaaçoaçoaço!! Têm bola na rede!Olha lá, olha lá". Estou ficando velho, mas guardo boas coisas que vi e ouvi desses grandes do Rádio.