quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Hussein Obama

Barack Hussein Obama II (nascido em Honululu, no estado americano do Hawaii, em 04 de agosto de 1961). É é filho de Barack Obama, Sr., um economista queniano, nascido em Nyang"oma Kogelo, distrito de Siaya, Quénia e de Ann Dunham, antropóloga americana, branca, nascida em Wichita, no estado do Kansas, EUA. Seus pais conheceram-se enquanto frequentavam a Universidade do Havaí em Manoa, onde seu pai era um estudante estrangeiro. Eles separam-se quando Obama tinha dois anos de idade, divorciando-se em seguida. Seu pai retornou ao Quênia, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982, quando seu filho Obama tinha 21 anos. Após o seu divórcio, Ann Duham casou-se com o indonésio Lolo Soetoro. A família mudou-se para o país natal de Soetoro em 1967, tendo Obama frequentado escolas em Jakarta até os dez anos de idade. Ele então retornou para Honolulu para morar com seus avós paternos.
Obama foi eleito como 44º Presidente de seus país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. É também Senador pelo estado de Illinois. Obama é o primeiro afro-americano a ser nomeado candidato a presidente por um dos principais partidos políticos Estadunidenses. É também o único Senador afro-americano na atual legislatura. Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Colúmbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review. Obama atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000.
Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso Americano, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória na eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convênção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Em 04 de janeiro de 2005 assumiu o atual mandato, o qual tem duração até 2011. Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assitência para militares americanos após o período de serviço.
Fonte: Wikipedia

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje escrevi no meu bloguinho, alguma coisa sobre a vitória de Obama. Luter King e outros mais, estão nesse momento fazendo festa lá no céu, juntamente com muitos negros brasileiros que sofreram durante a escravatura em nosso país. Nós ainda padecemos desse cancro de racismo. Muitíssimo menos, com certeza. Nesse ítem, os eleitores americanos demonstraram que não tinham ninguém à altura, mas encontraram. Penso que os americanos sempre viveram com a "indústria do mêdo" e por isso não tomavam coragem para mudar, como agora. Nós, aqui do Brasil, fomos mais rápidos que eles. Sempre bom testar o novo e não vivermos sob o receio daquilo que passam, para perpetuarem no poder.
Agora espero que tenhamos:
"o silêncio dos canhões".

João Begatti disse...

Embora, em meu modo de entender, não é a cor da pele que vai dizer questão de caráter, honestidade e sobretudo, o que mais precisa no EUA que é ação e ousadia para enfrentar problemas de diversas natureza, entendo que o povo americano deu um passe de mudança importante.

Entretanto, aqui no terreno tupiniquim, uns falam que foi eleito o Pita americano,rssssss