quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Airton Moreira

Um momento na história Eugênio Moreira - Estado de Minas
Airton Moreira foi o responsável por um dos melhores momentos na história do Cruzeiro. Ele montou e dirigiu a equipe que ficou conhecida como Academia Celeste e conquistaria a Taça Brasil de 1966 e o Campeonato Mineiro entre 1965 e 1969. “O Cruzeiro era um antes dele. Ficou famoso e respeitado no mundo inteiro sob seu comando. E não foi mais o mesmo depois que ele saiu”, publicou o Estado de Minas de 25 de novembro de 1975, três dias depois de sua morte, aos 56 anos. “A Airton Moreira se deve a década de glórias que o Cruzeiro viveu no Mineirão (...) e a sua confirmação definitiva como um dos grandes do futebol brasileiro, além, evidentemente, da revelação de craques fabulosos como Tostão e Dirceu Lopes.”
O início dessa história foi curioso. No meio do Campeonato Mineiro de 1964, a diretoria celeste demitiu Mário Celso de Abreu e, para substituí-lo, chamou Airton Moreira, que era gerente de compras do clube, depois de ter sido administrador da Sede Campestre nos anos anteriores. Aos poucos, o novo treinador começou a promover garotos da base, como Dirceu Lopes, Natal, Pedro Paulo (Tostão já estava entre os profissionais), e armou a equipe que surpreendeu o país ao derrotar o Santos na final da Taça Brasil de 1966, com uma goleada por 6 a 2 no Mineirão e uma virada por 3 a 2 no Pacaembu.
Depois de cerca de três anos de muito sucesso à frente da equipe celeste, Airton Moreira deixou o clube de maneira um pouco traumática. Em outubro de 1967, depois da eliminação na Copa Libertadores, o treinador se afastou por motivo de doença. De início, Orlando Fantoni seria apenas um substituto interino. Mas, com a conquista do título mineiro daquele ano, acabou efetivado. Airton continuou como funcionário do clube, mas se afastou definitivamente e nunca mais voltou a dirigir a equipe.
Trocou o Cruzeiro pelo Atlético. Em 1974, trabalhou pela última vez como treinador no Vila Nova de Goiás. Com a chegada de Zezé Moreira ao Cruzeiro em agosto de 1975, Airton voltou para trabalhar com ele (Aymoré era outro irmão que se destacou como treinador). E foi auxiliar de Zezé até morrer. Vítima de hemorragia cerebral, o treinador faleceu às 18h de 22 de novembro, no CTI do Hospital Felício Rocho. Havia mais de um ano, ele tinha hipertensão arterial maligna, que acabou comprometendo seus rins. Seu estado de saúde se agravou no dia 17, quando foi internado.
A CARREIRA
Natural de Miracema (RJ), Airton Moreira começou a carreira de jogador, como zagueiro de muito vigor, mas tecnicamente apenas regular, no Bonsucesso. Veio para o Atlético em 1939 e foi campeão mineiro. Dois anos depois, foi para o Aeroporto, time novo de Lagoa Santa. Também jogou no Botafogo e no Náutico. Em 1946, já era técnico do Metalusina, de Barão de Cocais. Seguiu carreira no Bangu, no Tupi e no Sport de Juiz de Fora. Em 1949, dirigiu o Atlético. Cinco anos depois, esteve no Villa Nova. Em 1956, foi técnico do América. Também trabalhou no Valériodoce, de Itabira.
Sua primeira passagem pelo Cruzeiro foi em 1957, quando conquistou o título mineiro do ano anterior, dividido no tapetão com o Atlético. Ao todo, dirigiu o time celeste em 200 partidas, com 127 vitórias, 33 empates e 40 derrotas. É o quarto técnico que mais trabalhou no clube.
Airton Moreira foi sepultado no Parque da Colina, na manhã de um domingo, 23 de novembro de 1975, com a presença de muitos torcedores. Sobre o caixão, bandeiras dos três clubes de Belo Horizonte. Naquele mesmo dia, à tarde, no Mineirão, o Cruzeiro, sob o comando do irmão Zezé, derrotou o Corinthians por 2 a 0, gols de Nelinho, de pênalti, e Roberto Batata, pelo Campeonato Brasileiro. O goleiro Raul defendeu um pênalti cobrado por Ruço. O time vinha de três maus resultados e iniciou ali uma reação, com três vitórias, que o levaram à semifinal da competição, quando passou pelo Santa Cruz, antes de perder o título para o Internacional.
Colaboração: Carlos Augusto Tostes de Macedo - Vitória-ES

5 comentários:

Anônimo disse...

O TUPi não vai fazer a maioria dos jogos à noite.Aqui, serão 3 na quarta e os outros 3 no domingo.O problema é que a tv deve,ou melhor, vai colocar o jogo contra o atlético às "22h".Talvez, contra o América e Villa, também. É mole?Não me lembro de um jogo pelo campeonato mineiro,nesses 20 anos de Mário Helênio,sendo iniciado após a novela da "oito".Vai ser F... chegar em casa.O outro ponto negativo deste regulamento de 2009 é esse mata-mata com 8 times.Pra "melhorar" só faltava colocar os 10 times na segunda fase.Este regulamento tá me cheirando "alguma coisa pra ajudar o Coelho".
Ozanan/JF

TADEU MIRACEMA disse...

Sou miracemense, conterrâneo dos IRMÃOS MOREIRA, e por intermédio do amigo e também conterrâneo Adilson Dutra, consegui uma excelente reportagem sobre o Airton Moreira. Estava a procura da data de seu falecimento há muitos anos e agora consegui. Ele partiu muito cedo, ainda tinha muito a fazer pelo nosso futebol. Tenho um arquivo particular com fotos e reportagens sobre os três irmãos, que muito orgulham nós miracemenses, de tê-los como conterrâneos. Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Caro Ademir Tadeu,
Temos interesse em divulgar matérias de nossos conterrâneos no blog LM, www.logradourosdemiracemarj.blogspot.com
Se puder divulgar o seu material entre em contato xlaine@gmail.com

CARLOS PARABÉNS PELA MATÉRIA!

Anônimo disse...

Caros, amigos sou bisneto do Airton Moreira. Gostaria de pedir aos amigos que tem material sobre meu bisavô e seus irmãos, que me passem pois gostaria de enriquecer o memorial do meu bisavô sempre mais com reportagens, fotos e um velho sonho de nosso de conseguir videos.
Ficom muito feliz que muitas pessoas adimiram o trabalho que foi realizado a tanto tempo isso orgulha muito nossa familia.

Atenciosamente
felvolpini@hotmail.com
Fellipe Volpini Moreira

Unknown disse...

Caros, amigos sou bisneto do Airton Moreira. Gostaria de pedir aos amigos que tem material sobre meu bisavô e seus irmãos, que me passem pois gostaria de enriquecer o memorial do meu bisavô sempre mais com reportagens, fotos e um velho sonho de nosso de conseguir videos.
Ficom muito feliz que muitas pessoas adimiram o trabalho que foi realizado a tanto tempo isso orgulha muito nossa familia.

Atensiosamente,
felvolpini@hotmail.com
Fellipe Volpini Moreira