sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Taça Minas 2008

Wagner Augusto*
O centenário Leão do Bonfim mostrou um incrível poder de reação na Taça Minas Gerais e se vencer o Araxá no sábado, 25/10, às 16h, no Estádio Municipal Castor Cifuentes, estará classificado para disputar as Semifinais da competição. Após ocupar a lanterna do torneio da segunda até a oitava rodada, o jovem time do Villa Nova, cuja média de idade é de 21 anos, conseguiu reagir e depende, na prática, somente de suas forças para prosseguir na Taça Minas Gerais. A matemática se tornou uma aliada do Leão na última rodada da Primeira Fase da Taça MG.
Se vencer o Araxá por qualquer placar, o Villa chega aos 12 pontos, 3 vitórias e um saldo de gols melhor do que o Ganso — que ficaria com os mesmos 12 pontos, as mesmas 3 vitórias e um saldo de gols inferior. No confronto direto, portanto, o time nova-limense pode eliminar um concorrente direto.
Vencendo o Araxá, somente um cataclismo tiraria o Villa Nova das Semifinais, pois o Uberaba teria de vencer o América no Uberabão por dois gols a mais do que o placar que o Leão estabelecer no Alçapão. Por exemplo: se o Villa vencer por 1x0, o Zebu teria de ganhar do Coelho por 3x0, 4x1, 5x2 etc. Se o triunfo doLeão do Bonfim for por 2x0, caberá ao Uberaba a tarefa de golear o América por 4x0, 5x1, 6x2 etc. Há, ainda, outra possibilidade bem factível de classificação do Villa Nova, mesmo que o Uberaba consiga essa proeza de espancar o América. Basta o Uberlândia perder o jogo para o Tupi, por qualquer placar, em Juiz de Fora. Nessa hipótese, o Uberlândia terminaria com os mesmos 12 pontos e 3 vitórias do Leão — porém, com um saldo de gols inferior.
Evidentemente, todas as conjecturas positivas passam por uma vitória do Villa sobre o Araxá, um bom time, que jogará pelo empate para se classificar, independente de qualquer outro resultado. No elenco do Ganso há jogadores formados no Villa e que conhecem como poucos o Castor Cifuentes, caso do volante Jackson e do zagueiro Geovane. Além do bom goleiro Arlem, que até outro dia estava no Leão. Será uma partida muito difícil, mas que a garotada villa-novense tem condições de vencer com muita raça e inteligência.
Time para a decisão O técnico Pirulito comandou o coletivo final para o confronto com o Araxá na tarde desta sexta-feira no Alçapão do Bonfim. Um desfalque é certo: o volante Leandro Paraná está suspenso com o terceiro cartão amarelo e será substituído por Rafael Júnior, também volante de ofício. Outra baixa, essa de ordem médica, é a do zagueiro Thiago Rodrigues, que voltou a sentir o tornozelo esquerdo e foi vetado pelo Departamento Médico. Com isso, César volta formar a zaga com Reinaldo, a mesma dupla que foi titular na maior parte dos jogos.
Outra preocupação para a Comissão Técnica alvirrubra é o atacante Adriano, que continua sentindo uma pancada sofrida no joelho esquerdo. Essa lesão o impediu de atuar no clássico com o América. O atleta será reavaliado no sábado e somente então terá sua situação definida. Caso Adriano seja vetado, o jovem Rael, ex-Confiança-SE, será o titular. A provável escalação leonina, então, é esta: Macaé; Édson, Reinaldo, César e Luiz Cláudio;João Paulo, Luís Ricardo, Rafael Júnior e MarlonMárcio Diogo e Adriano.
Os ingressos, que custam R$10,00 e R$5,00, começaram a ser comercializados nesta sexta-feira em Nova Lima nos postos tradicionais. A diretoria do Villa Nova tentou uma redução no preço dos ingressos, mas esbarrou no regulamento da Taça Minas Gerais, que veta esse tipo de iniciativa. O árbitro será Renato Cardoso Conceição, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago e Cínthia Mara da Silva.
Recordar é viver Há 13 anos, o Villa Nova se digladiou com o Araxá numa partida decisiva. O Leão do Bonfim precisava vencer para voltar à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro e goleou por 4x0, conquistando o título de Campeão Mineiro do Módulo II. Em 1995 foi assim: 10ª Rodada – 6/8/1995 – domingo – 15h
Villa Nova 4x0 Araxá
Gols - Róbson (pênalti) (38’ do 1º), Arthurzinho (42’ do 1º), Edmundo (pênalti) (45’ do 1º), Luizinho (pênalti) (46’ do 2º)
Público - 15.000
Renda - Partida disputa com portões abertos
Local - Estádio Municipal Castor Cifuentes (Nova Lima-MG)Árbitro - Lincoln Afonso Borjaile Bicalho (MG), Assistente 1 - Marco Antônio Gomes (MG), Assistente 2 - Helberth Costa Andrade (MG)
Cartão Amarelo - Wilson, Cléberson (A)
Cartão Vermelho - Elton John (45’ do 2º) (A)
Villa Nova - Mutuluvik; Romeu (Toninho), Geovane, Luizinho e Vítor; Tonho, Carlinhos, Guiba e Arthurzinho (Marquinhos); Róbson e Edmundo
Técnico – Vanderlei Eustáquio de Oliveira — Palhinha
Araxá - Elton John; Wilson, André, Cléberson e Éder Jacinto (Marcos); Dudu, Leandro (Edvaldo), Eurico e Wallace (Ednei); Giovane Bala e ChiquinhoTécnico - Rubens da Silva — Rubinho
Curiosidade:
O Alçapão do Bonfim estava completamente lotado, pois os portões foram abertos ao público. Seguramente, presença igual de torcedores somente ocorreu na inauguração do estádio na sua versão atual, em 1989. Talvez tenha sido o jogo em que o Leão do Bonfim teve o maior número de pênaltis marcados a seu favor na história: quatro! Destes, três foram convertidos, e um foi desperdiçado pelo atacante Edmundo. Foi também a última partida do craque Luizinho com a camisa do Villa Nova, brilhante primeiro campeão do Campeonato Mineiro do Módulo II, modelo de disputa que começou exatamente em 1995 e se mantém até hoje.
(FONTE: VILLA NOVA: 100 ANOS DE GLÓRIA EM VERMELHO E BRANCO, PÁGINAS 486 E 487)
Parabéns ao Resplendor O Villa Nova Atlético Clube se congratula com o Resplendor Futebol Clube pela brilhante conquista do Campeonato Amador do Módulo II de Nova Lima. A equipe empatou com o Manchester por 0x0 e ficou o título. O Resplendor é presidido por João Bosco Pio, roupeiro do Leão do Bonfim há 30 anos.
Fora da elite do futebol de Nova Lima desde 2000, o Resplendor retorna agora para brigar pelo seu 9º título na Primeira Divisão.
*Wagner Augusto é Jornalista

Nenhum comentário: