terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rádio Nove de Julho

Nesta semana, a Rádio 9 de Julho AM (1.600 kHz - São Paulo/SP), passou a transmitir seu sinal também em Ondas Curtas (OC).
Agora, a emissora também pode ser ouvida em 9.720 kHz, em 31 metros através das Ondas Curtas (OC).
O sinal em Ondas Curtas (OC) da Rádio 9 de Julho, nada mais é do que uma devolução do governo, que na época do Regime Militar cassou a emissora. 
Sobre as Ondas Curtas (OC), vale informar que apesar do nome, o sinal de transmissão chega mais longe, podendo atingir diversos Estados e outros países. 
O Rádio em Ondas Curtas já seria motivo de extinção tal qual o telégrafo através de cabos suspensos em postes cruzando longas distâncias, mas contrariando a lógica aparente, com a modernidade da internet e tantas outras tecnologias, a prática de se ouvir Rádio e em especial através das Ondas Curtas, continua muito viva, ainda desempenhando papel fundamental na comunicação mundial.
Fonte: Bastidores do Rádio
Encontrei as seguintes blasfêmias, que carecem de confirmação:
"RÁDIO GLOBO vende ondas curtas para igreja pentecostal."
"Em 2008, a rádio vendeu para a Igreja Pentecostal Deus é Amor seus dois canais em ondas curtas."
Fonte: Rádio RJ
""É uma pena se isso for verdade. Não sei se é verdade ou não, mas comenta-se isso. Uma realidade é que o dial 1180 Am agora é de um grupo da Mundial-Eldorado(SP).
Isabela Guedes - Rio de Janeiro-RJ""
""Ficamos muito triste com isso, pois as ondas curtas da Globo eram o canal para quem gostava de ouvir as jornadas esportivas sem precisar acessar a Internet. Não temos nada contra os evangélicos, mas isso é demais. Infelizmente os canais de 6120 e 9585 kHz, que emitiam a programação da Globo paulista, estão em cadeia com a Rede da Libertação, da igreja pentecostal Deus é Amor, conforme constatação de alguns colegas radioescutas. Já os canais 6030 e 11805 kHz, da Globo carioca, ao que parece, foram desligados.
Célio Romais - Jornalista""
""O futuro do rádio AM no Brasil é incerto. Grandes emissoras, a exemplo da Rádio Sociedade da Bahia- onde atuei do Departamento de Jornalismo durante 10 anos- estão sendo vendidas para os empre$ários da fé. O Deu$ dele$ é o dinheiro. 
A Rádio Globo de São Paulo, onde também atuei ao lado de Alfredo Raymundo- hoje diretor da Rádio Tupi do Rio- e de tantos outros talentos da radiodifusão brasileira- parece que apresenta sinais de cansaço. Esse tal de Padre Marcelo, por exemplo,- produto inventado pela mídia- manda e desmanda na emissora da rua das Palmeiras. Na época do rádio AM de verdade não havia isso. A gente era feliz e não sabia!!! 
Marcos Niemeyer - Jornalista
Governador Valadares-MG""

Nenhum comentário: