segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Felipe Massa

Após vitória herdada, Massa passa Rubinho em número de triunfos na F1
Felipe Massa não esquecerá tão cedo a "corrida maluca", como ele mesmo qualificou o GP da Bélgica no último domingo. Além de ter herdado a vitória graças a uma batida de Kimi Räikkönen no final da prova e a uma punição a Lewis Hamilton após a disputa, o brasileiro chegou a dois índices histórico.
Inédito na carreira do piloto da Ferrari, o triunfo em Spa Francorchamps foi o oitavo de um brasileiro em provas belgas. Antes dele, apenas Ayrton Senna, cinco vezes, e Emerson Fittipaldi, duas (no circuito de Nivelles), haviam subido ao lugar mais alto do pódio.
Além disso, Massa chegou ao bom número de 10 vitórias na Fórmula 1, categoria na qual corre desde 2002 (com intervalo em 2003, quando foi piloto de testes da Ferrari). O número representa quase 10% de todos as corridas disputadas pelo piloto e supera o índice alcançado pelo veterano Rubens Barrichello, que apesar de ter disputado mais que o dobro de GPs (266 a 101), venceu apenas nove.
Apenas três brasileiros têm mais vitórias do que Felipe Massa na história da F1, todos ex-campeões mundiais. Senna venceu 41 corridas, Nelson Piquet, 23, e Fittipaldi, 14
Spa Francorchamps foi ainda o sétimo circuito a sediar um êxito de Massa. Até hoje, a pista em que ele mais venceu foi a da Turquia, onde triunfou três vezes consecutivas (2006, 2007 e 2008). No circuito de Manama, no Bahrein, o brasileiro já venceu em duas ocasiões (2006 e 2007). Massa ainda sagrou-se campeão no GP do Brasil, em 2006, GP da Espanha, em 2007, e GPs da França e da Europa, ambos em 2008.
Na atual temporada, ninguém venceu mais do que o paulistano. Ele já soma cinco êxitos no ano, um a mais do que Lewis Hamilton, mas está atrás do britânico na classificação geral por apenas dois pontos (76 a 74).

Um comentário:

marcos disse...

sou filho do reginaldo faria e adoro corrida tambem