sábado, 27 de setembro de 2008

Eleições 2008

Chega a 20 o número de candidatos assassinados no país G1 Com a morte do candidato a vereador por Nova Iguaçu (RJ) Antônio Carlos Souza Silva, que foi executado na tarde desta quinta-feira (25), levantamento do G1 mostra que, pelo menos, 20 candidatos já foram assassinados em cidades brasileiras durante a campanha eleitoral.

No estado do Rio de Janeiro, foram registrados pelo menos mais dois casos. Orney dos Santos Pereira (PP) , que era candidato a vereador em Magé, foi assassinado em julho. No dia 3 de setembro, foi morto o candidato a vereador em Mesquita Gilson Gonçalves de Carvalho (PSDB).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tem uma lista oficial de quantos candidatos foram assassinados no país. O TSE contabiliza apenas o número de candidatos que já morreram (até o dia 1º de setembro, eram 89), mas sem especificar o motivo da morte.

Outros assassinatos Evânio Paulino Feitosa(PR) foi morto na última segunda-feira (22) quando tentava apartar uma briga na cidade de Barra do Garças. Segundo a Polícia Militar, um homem armado teria ameaçado o sobrinho de Evânio. O candidato tentou interceder e foi baleado no peito e na cabeça. O crime, ainda de acordo com a PM, não teria motivações políticas.

No último sábado (20), o candidato a vereador pelo PR no município de Saloá, a 225 quilômetros do Recife, Fernando Luiz Soares de Melo, o Fernando Galdino , foi morto com um tiro na nuca.

Fernando de Galdino estava acompanhado do filho Fernando, de 17 anos, e seguia de moto para o comitê do partido em Saloá, depois de ter participado de comício no distrito de Iatecá. No caminho, eles foram abordados por dois motoqueiros, que os fizeram parar e deitar no chão. Os assassinos nada fizeram ao adolescente e levaram a moto.

Até agora, pelo menos cinco candidatos foram assassinados em Pernambuco. Antes, haviam sido mortos o candidato a prefeito de Itaquitinga, o médico Sérgio Ricardo de Souza (PSB), e os candidatos a vereador Lourinaldo Felix Vieira (PTB), de Terezinha, Mozenir Araújo de Sá (PT),de Cabrobó, e Leonardo Alves Marinho (PSDB), de Camutanga.

No Pará, já foram registrados dois crimes nesta campanha: o assassinato de um candidato a vereador em Uruará, no oeste do estado. E o do candidato do PMDB a prefeito de Rio Maria, Agemiro Gomes da Silva , executado com um tiro na nuca.

Na Paraíba, também são dois casos. Em Curral Velho (PB), o candidato a vice-prefeito Silvino Pereira Gato (PMDB) foi morto a tiros no dia 30 de agosto. O candidato a vereador do PSL Antônio Santana da Silva, o Tota da Macumba, foi assassinado na cidade de Mari no último dia 10.

Na cidade de Águas Lindas (GO), o candidato a vereador José Venceslau da Costa (PP) foi assassinado durante um comício. Em Goiás, também no mês de agosto, o candidato a vereador de Niquelândia Nereir Magalhães (PP) foi morto em um suposto assalto.

Em Bela Vista (MS), o vereador e candidato à reeleição Flávio Roberto Godoy (PDT) foi assassinado quando chegava para um comício. Em Caraguatatuba (SP), o candidato a vereador Cosme Tavares Leite (PDT) foi assassinado quando saía do trabalho.

No dia 9 de setembro, o candidato a vereador da cidade de São Paulo, Oscar Abreu Alencar (PT do B) foi encontrado morto no Paraguai . Alencar, que foi fazer compras no país vizinho, teria sido assassinado durante um provável assalto.

Em Porto Velho (RO), o policial civil Pedro Marcelo de Oliveira Lima (PRB), que era candidato a vereador, foi assassinado por assaltantes em julho. No mesmo mês, foi assassinado Gilvan Roberto Fontoura (PP), que era candidato a vereador em Novo Hamburgo (RS).

Nenhum comentário: