quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Coeficiente eleitoral

Entenda o que é o coeficiente eleitoral MGTV/Megaminas.com
A matemática do sistema eleitoral pode ser mais complicada do que parece. É difícil fazer os eleitores entenderem por que alguns candidatos conseguem uma vaga no Legislativo com menos votos que outros concorrentes. É que tudo depende do coeficiente eleitoral que é como se define quantos votos são necessários para eleger um vereador.
Ele é um cálculo complexo, que pode modificar o resultado das eleições. O coeficiente eleitoral determina os partidos ou coligações que vão ocupar as vagas disputadas na Câmara de Vereadores. Em resumo, não adianta a quantidade de votos, um candidato só saberá se foi eleito depois de muitas contas.
Eleições proporcionais:
O quociente eleitoral é o resultado da divisão do total de votos válidos (sem os brancos e os nulos) pelo número de cadeiras na Câmara. Em Juiz de Fora são 19. Só poderão concorrer à distribuição dos lugares os partidos e coligações cuja soma alcance o quociente eleitoral.
Numa próxima fase, calcula-se o quociente partidário, que é o resultado da divisão do número de votos válidos de um partido ou coligação pelo quociente eleitoral. Assim, teremos o número de vagas com que cada partido ou coligação foi contemplado.
Mas o que fazer com as cadeiras que sobrarem? As contas continuam pelo sistema de médias. As vagas não preenchidas são distribuídas, dividindo-se o total de votos válidos de cada partido pelo número de vagas preenchidas mais um. O partido que obtiver a maior média fica com a vaga.
Uma equação que nem sempre é igual para todos que estão na disputa. Para os cientistas políticos, o coeficiente eleitoral privilegia a representatividade dos partidos e não dos candidatos.

Nenhum comentário: