domingo, 31 de agosto de 2008

Uberlãndia-MG

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados na manhã de sexta-feira, revelam que Uberlândia tinha, em 1º de julho deste ano, 622.441 habitantes. Na manhã de hoje, quando você estiver lendo esta reportagem, a cidade terá, no mínimo, cerca de 2,3 mil novos habitantes, se permanecer ocorrendo a média de 21,9 nascimentos por dia, registrada em 2007.
Uberlândia tornou-se uma das 10 não-capitais mais populosas do País e é a segunda maior de Minas. A cidade ultrapassou Contagem na região metropolitana da capital e tem menos habitantes apenas que Belo Horizonte. Os novos indicadores do IBGE revelam, também, que Uberlândia é o mais populoso dos municípios localizados fora das regiões metropolitanas estendidas de capitais.
A migração tem também um papel relevante no crescimento populacional do município. A cidade ganha por ano cerca de 14 mil novos habitantes, se forem somados aos nascimentos os novos migrantes.
Mas o crescimento, a exemplo do que acontece nas demais cidades do País, já está menos acelerado do que nas décadas anteriores. "Uberlândia começa a perder o ritmo de crescimento", afirmou o professor de economia e pró-reitor de pós-graduação da UFU, Eduardo Guimarães. O ritmo menos acelerado é decorrente de uma mudança demográfica: a redução da taxa de natalidade de 3,9% para a faixa de 2%.
Da década de 1970 até 2000, Uberlândia cresceu em torno de 124 mil pessoas por década, o equivalente a uma cidade do tamanho de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. "A cidade vai levar muito mais tempo para chegar a 800 mil habitantes", disse Eduardo Nunes.
De acordo com o professor, a migração vai continuar crescendo também mais lentamente, pois o fluxo migratório está se tornando mais seletivo.
Brasil tem 189,6 milhões de habitantes O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou sexta-feira, 29/08, a estimativa da população residente nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008. A pesquisa é divulgada anualmente.
De acordo com as estimativas para 2008, o Brasil tem 189,6 milhões de habitantes. São Paulo é município mais populoso com 10,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,1 milhões, e Salvador com 2,9 milhões. Belo Horizonte, que estava em quarto lugar em 2000, caiu para sexto em 2008, e foi ultrapassado pelo Distrito Federal, que chegou a 2008 com 2,5 milhões de habitantes. Fortaleza manteve-se na quinta posição.
A cidade de Borá (SP) é a que tem a menor população do País, estimada em 834 habitantes, 39 a mais do que em 2000. Serra da Saudade (MG), que tem 889 habitantes, é a menor cidade de Minas Gerais e a segunda menor do País. No grupo dos cinco municípios brasileiros com menos de mil habitantes em 2000, apenas Borá e Serra da Saudade permanecem em 2008.
Os desafios para o Município
No censo de 2010, Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais, deverá ter aproximadamente 650 mil habitantes. O ritmo de crescimento da cidade, a exemplo de todo o País, está menor em decorrência da redução da taxa de natalidade e da migração. Fonte: Correio de Uberlãndia

Nenhum comentário: