quinta-feira, 3 de julho de 2008

Taça Libertadores 2008

Fluminense falha nos pênaltis, e a LDU é campeã da Taça Libertadores Conca, Thiago Neves e Washington perdem as cobranças, e goleiro Cevallos vira o herói da conquista equatoriana
O sonho terminou. O time lutou, foi valente. Mas caiu na disputa de pênaltis. Após vencer por 3 a 1 no tempo normal, com os gols de Thiago Neves, o Fluminense falhou nas penalidades e perdeu por 3 a 1. Conca, Thiago Neves e Washington, três dos principais jogadores do time, tiveram as cobranças defendidas pelo goleiro Cevallos, que se tornou herói. A LDU conquistava nesta quarta-feira, no Maracanã, o título da Taça Libertadores. No primeiro jogo, disputado em Quito, os equatorianos venceram por 4 a 2. E o Fluminense teve neste dia 2 de julho um dos dias mais tristes de seus 106 anos de história. Milhares de torcedores deixaram o Maracanã chorando. O silêncio era impressionante no estádio. Nada de vaias ou aplausos. Apenas a decepção. Festa apenas para a pequena torcida da LDU, que comemorava nas cadeiras o primeiro título da Libertadores de um clube do Equador. O presidente do país, Rafael Correa, presenciou tudo da tribuna de honra do estádio.
Dono da melhor campanha da primeira fase da Libertadores, eliminando depois três campeões da competição - Nacional de Medellín, São Paulo e Boca Juniors -, ao Tricolor resta encontrar forças para superar tempos difíceis pela frente. Sem o título, o clube deixou de faturar cerca de R$ 9 milhões em cotas. Amanheceu nesta quinta-feira na lanterna do Campeonato Brasileiro, a única competição que lhe resta na temporada. E também deve perder dois dos seus principais jogadores - Thiago Silva e Thiago Neves - para o futebol europeu. A chance dos dois ficarem seria o clube se classificar para o Mundial da Fifa. E Thiago Neves teve uma noite iluminada. Fez três gols no tempo normal. Feito inédito em uma decisão da Libertadores. Mas não foi suficiente. O jogador perdeu um dos pênaltis na decisão por penalidades. E faltou ao Fluminense mais coragem após marcar o terceiro gol aos 12 minutos do segundo tempo. O time diminuiu o ritmo e viu o tempo passar e se encaminhar para a loteria dos pênaltis. Com isso, pelo segundo ano consecutivo, um clube brasileiro perdeu a decisão da Libertadores. Em 2007, o Grêmio foi derrotado pelo Boca Juniors, da Argentina, na final. Com o título, a LDU é o quarto clube classificado para o Mundial de Clubes da Fifa, que acontece em dezembro, no Japão. Já haviam assegurado a vaga o Manchester United-ING (campeão europeu), o Pachuca-MEX (campeão da Concacaf) e o Waitakere United (campeão da Oceania). Outras três vagas ainda estão em jogo e serão conhecidas apenas em novembro. São para o campeão da África, o da Ásia e o do Campeonato Japonês. Como campeão da Conmebol, o time equatoriano já entra na disputa na semifinal.
FLUMINENSE 3 (1) x 1 (3) LDU Fernando Henrique, Gabriel (Maurício), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor (Dodô), Arouca (Roger), Cícero, Thiago Neves e Conca; Washington. Técnico: Renato Gaúcho. Cevallos, Campos, Calle e Araujo; Ambrossi, Vera, Urrutia, Manso (Araújo) e Bolaños (Salas); Guerrón e Bieler. Técnico: Edgardo Bauza. Gols: Bolaños, aos cinco minutos, Thiago Neves, aos 11 e aos 28 minutos do primeiro tempo; Thiago Neves, aos 11 minutos do segundo tempo Cartões amarelos: Luiz Alberto, Thiago Silva e Cícero (Fluminense); Bieler, Vera, Cevallos e Guerrón (LDU) Cartão vermelho: Luiz Alberto (Fluminense) Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro. Data: 02/07/2008. Público: 78.918 pagantes Renda: R$ 3.910.044,00
Árbitro: Hector Baldassi (ARG). Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG).
Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

O meu time “faz a torcida querida vibrar de emoção”! O meu time tem a maior renda do futebol Brasileiro! Isso prova o amor da torcida. O meu time foi o único a ser admirado por diversos jornalistas brasileiros e estrangeiros pelo “Maracanaço” que o Fluminense conseguiu fazer tremer. Não é porque simplesmente nós perdemos que o resto do Brasil ganhou. Quem ganhou foi o Equador!
Imagine a vergonha que deve ser num ter um time decente pra torcer e ter que ficar secando o Fluminense por quase 6 meses?!?!
Nem Flamengo, nem Botafogo, nem Vasco, nem time paulista, muito menos mineiro, foram os campeões.
Perdemos para a LDU ( uma equipe em solidariedade com todas as outras do Equador. Um país inteiro unido por um time. Já no Brasil...) na definição das regras da Final da Libertadores. Se o critério fosse o mesmo das outras fases mata-mata, estávamos aqui comemorando o título, pois fizemos 2 gols fora de casa. Mas as regras mudaram e fomos superiores nos 90 minutos de jogo. Por isso, perdemos, mas não fomos humilhados como no caso “Cabanas”! Ou levamos três gols no Maracanã, dois de um mesmo jogador? Ao contrário, fizemos três com um mesmo jogador, e poderíamos fazer quatro, cinco... seis. Mas devido a “não sei o que” nossos atacantes deixaram a desejar.
Numa disputa de pênalti, às vezes, o vencedor é o menos importante, como no meu caso. As penalidades indicam apenas que as duas equipes foram tão iguais a ponto de chegarem ao limite do empate e que o jogo precisa ser terminado. Ou qual outro time segura as pessoas e uma das maiores emissoras de TV durante 2 horas atrasando sua programação? Nem SP, nem Cruzeiro, nem Flamengo, nem Santos foram eliminados nos pênaltis... foram nos 90 minutos... Eles precisaram de muito esforço para nos vencer...
Então, eu como torcedor do Fluminense, tenho orgulho da campanha do meu time e tenho certeza que esse mesmo time vai deixar muita gente com raiva no Brasileirão.
Para finalizar, uma passagem do saudoso Nelson Rodrigues: “Se os fatos contradizem o que o Fluminense mostrou em campo, então que se danem os fatos!”

Fernando Gonçalves