segunda-feira, 21 de julho de 2008

Aniversariantes

GALVÃO BUENO - 21-07-1950 - 58 anos (Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, locutor esportivo da Rede Globo e radialista brasileiro que narrou para grande parte da população brasileira momentos relevantes do esporte nacional, como o tetracampeonato e o pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais e o acidente fatal de Ayrton Senna, além de vários Jogos Olímpico da era moderna. Começou a carreira no rádio paulista em 1974, depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos. Trabalhou na TV Gazeta, na Rede Record e na Rede Bandeirantes. Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi a narração da partida entre o Clube de Regatas Flamengo e o Club Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Libertadores da América de 1981. No ano seguinte, já estava cobrindo sua primeira Copa do Mundo e, logo após o Mundial realizado na Espanha, tornou-se o narrador titular na emissora, com a saída de Luciano do Valle para a TV Record. Em 1992, Galvão deixou a Rede Globo para atuar em outra rede de televisão, a Rede OM (atual CNT), com sede no estado do Paraná, sempre na locução esportiva, na época em que aquela rede se lançava no sentido de alcançar a liderança nacional no segmento. Apesar de algum sucesso nas transmissões da Copa Libertadores da América daquele ano, o projeto não emplacou como se esperava, e no ano seguinte ele estava de volta à Globo. A partir daí, como principal narrador da emissora, atuou nos grandes momentos do esporte nacional, como as copas do mundo de 1994 e de 2002 - vencidas pela Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais e o acidente fatal de Ayrton Senna, além de vários jogos olímpicos. Nos últimos anos, já consagrado, Galvão passou a apresentar o programa Bem, Amigos, no canal de televisão a cabo SporTV. Ao mesmo tempo em que é considerado por seus admiradores um ícone da locução esportiva brasileira, Galvão Bueno é criticado pela visão ufanista com que narra qualquer esporte em que o Brasil esteja participando. São freqüentes as ofensas de torcidas brasileiras de futebol ao locutor em jogos em que está presente. Durante a final de basquetebol dos Jogos Panamericanos de 2007, entre aplausos para Oscar Schmidt e Hortência, mais uma vez o locutor foi motivo de escárnio dos torcedores. Dentre as suas paixões esportivas, destacam-se o basquete e o automobilismo, este último herdado por seus filhos Cacá Bueno e Popó Bueno, ambos pilotos da categoria stock car. Rio de Janeiro/Brasil).
AMELINHA -21-07-1950 - 58 anos (Amélia Claudia Garcia Colares, cantora e compositora brasileira. Foi casada com o cantor e compositor Zé Ramalho. Consagrou-se em 1982 cantando o tema "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor". Nessa época já possuia diversas gravações e alguns discos produzidos por Zé Ramalho. Iniciou a carreira na década de 70 ao lado de outros cantores cearenses como Fagner, Belchior e Ednardo, o grupo ficou conhecido no meio artístico como o pessoal do Ceará. Fortaleza/Brasil); ROBIN WILLIANS - 57 anos (Robin McLaurin Williams, ator e comediante. Casou-se com Valerie Velardi, em 4 de Junho de 1978 e teve um filho. Separou-se e casou com Marsha Garces Williams em 30 de Abril de 1989, e teve dois filhos. Robin Williams ganhou o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em Gênio indomável, em 1997. Chicago/EUA); JACARÉ - 36 anos (Edson Gomes Cardoso Santos, dançarino e ator brasileiro. Começou a ganhar notoriedade após integrar o grupo de axé music É o Tchan!, onde, além de dançarino, é também coreógrafo. Jacaré integra atulamente o elenco do humorístico A Turma do Didi, aos domingos, na Rede Globo. Salvador/Brasil).
MARCO MACIEL -21-07-1940 - 68 anos (Marco Antônio de Oliveira Maciel, político brasileiro, fundador do Partido da Frente Liberal, atual Democratas, ao qual é filiado, com base no estado de Pernambuco e membro da Academia Brasileira de Letras desde 2003. Foi deputado, governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República (de 1995 a 2002). Exerce o cargo de senador de 2003 até 2011. Professor de Direito Internacional Público da Universidade Católica de Pernambuco (licenciado). Presidente da Câmara dos Deputados (1977/1979). Ministro de Estado da Educação e Cultura (1985/1986). Ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República(1986/1987), quando assume o mandato de senador. Eleito Presidente do PFL, em 1987. Reeleito senador em 1990, em 1994 é eleito vice-presidente da República Federativa do Brasil. Retornou ao senado, eleito em 2002. Assumiu, em 2007, a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Recife/Brasil). Fonte: http://tubaraumradioshow.blogspot.com/

Nenhum comentário: