sexta-feira, 27 de junho de 2008

Perigo nas estradas

Morte de ciclistas chama atenção para risco nas BRs 

Os atropelamentos e acidentes fatais envolvendo ciclistas nas rodovias federais da região vêm chamando a atenção das autoridades. Só nos primeiros sete dias deste mês, três homens morreram depois de serem atingidos por veículos na BR-040. O número de acidentes é o mesmo que o registrado durante os cinco primeiros meses do ano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 1º de janeiro a 31 de maio, foram três vítimas, mas nenhuma morte. Já em junho, até o dia 7, todas as três ocorrências resultaram em óbito. Na BR-267, dois outros ciclistas foram atropelados. Para a PRF, entretanto, pode haver subnotificação. “O índice de mortes pode ser maior já que só registramos as mortes que acontecem no local do acidente. Muitas vezes, as vítimas ficam gravemente feridas e são levadas vivas para hospitais, entretanto, acabam não resistindo”, comenta o inspetor da PRF, Wallace Wischansky. O policial ainda revela que a maioria dos casos está relacionada à imprudência e à desatenção das vítimas. “Quase a totalidade dos casos está ligada à irresponsabilidade dos condutores das bicicletas. Há muitos abusos. Deveriam evitar rodar pelas rodovias à noite. Os motoristas só enxergam a bicicleta quando estão muito próximas, principalmente porque a maioria não possui sinalizações refletivas. Na BR-267, então, onde não há acostamento e a pista é estreita para os veículos, as pessoas não deveriam se arriscar, seja caminhando ou andando de bicicleta.” Noite e neblina são vilões nas estradas. Para o presidente do Clube do Pedal, Luiz Fernando Cigani, os ciclistas devem investir em segurança. Além dos refletores traseiros e nos pedais, exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores de bicicleta devem utilizar faixas refletivas, faróis e pisca-pisca, sobretudo nos períodos da noite e da manhã, quando a neblina atrapalha a visibilidade. Dos três acidentes fatais registrados este mês, dois aconteceram à noite e um no início da manhã. No sábado, dia 7, um homem, de 42 anos, morreu depois do choque entre sua bicicleta e um automóvel, no km 749, na altura do município de Santos Dumont. Na batida, o condutor do carro saiu ileso, mas o ciclista sofreu ferimentos graves e não resistiu. Quatro dias antes, o acidente ocorreu por volta das 18h30, no km 790, em frente ao Expominas. Segundo a PRF, a vítima, de 40 anos, transitava próxima à mureta que separa as pistas e não no acostamento, local mais indicado. Ele foi atingido por um Chrysler Classic, e arremessado a cerca de 50 metros. Embora o Resgate tenha sido chamado, o óbito foi constatado no local. No dia 2, outro ciclista morreu também na BR-040, na altura de Alfredo Vasconcelos, a cerca de cem quilômetros de Juiz de Fora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um gerente de compras, de 28 anos, seguia em seu Palio, de Belo Horizonte, para Juiz de Fora. Às 6h40, ele estava no km 693,8 quando teria perdido o controle do veículo, que atravessou a contramão da via e atingiu a bicicleta conduzida pela vítima. O ciclista morreu no local. Regulamentação Luiz Fernando Cigani enfatiza a necessidade de conscientização dos ciclistas, por meio de campanhas municipais e da regulamentaçãoJF deve receber novos bafômetros até agosto das leis voltadas para a categoria. “O Código de Trânsito Brasileiro desde 1998 permite que o ciclista trafegue por rodovias. Então, seria prudente regulamentar a lei para que a sinalização e equipamentos de segurança fossem cobrados efetivamente, garantindo a segurança dos ciclistas.” O inspetor da PRF, Wallace Wischansky, aponta a necessidade de regulamentação. “A lei existe, mas não sabemos como agir para aplicar penalidades.” Luiz Fernando Cigani considera fundamental a afixação de placas sobre a presença de ciclistas na pista. Os dispositivos deveriam ser implantados nas margens das rodovias. “Na nossa região não há placas assim. Nas proximidades de Petropólis, este tipo de sinalização é comum.” Como ficar em segurança - Evite pedalar por estradas muito movimentadas - Utilize sempre o acostamento, quando houver, e, em casos de estradas sem acostamento, utilize-se do bordo da lateral da via - Respeitar as regras de trânsito também é imprescindível para a segurança do ciclista - Pedale sempre na mão de direção - Use na bicicleta os equipamentos refletivos e de sinalização, como faróis, faixas e pisca-pisca- Utilize capacete - Porte também um documento de identificação pessoal e, em casos de viagens, uma pequena quantia, suficiente, em dinheiro, para emergências - Faça sempre a revisão completa da bicicleta, porte uma câmara de ar reserva e pequenas ferramentas para sua manutenção, se necessário. Revise a corrente, freios e o estado geral da bicicleta.

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