quinta-feira, 26 de junho de 2008

Corrupção o câncer do país

Ataíde Lemos*
Muitas vezes o cidadão comum fica se perguntando: Como que o governo arrecada tanto imposto e parece nunca se satisfazer? O brasileiro trabalha mais de quatro meses somente para pagar impostos e a saúde anda mal, educação de péssima qualidade, faltam recursos para segurança, moradia, etc., etc...
Hoje na verdade, a sociedade tornou-se escrava do Estado, uma escravidão moderna, onde o cidadão trabalha, produz as riquezas e dá para seu “Senhor Estado”. Por uma taxa de impostos muito menor os brasileiros se rebelaram contra Portugal. Hoje tornamos escravos de nós mesmo por ser indiferente à política e não se interessando pelo que fazem nossos governantes.
Pois bem, porque quanto mais o país, estado, município arrecada, mais faltam recursos? Isto se deve por um fator único que se chama corrupção do Estado, isto é, na maioria dos municípios, estados e governo federal a corrupção é deslavada. Enfim, parte de nossos governantes e seus diretores de vários escalões nos roubam descaradamente.
Há inúmeras maneiras de corrupção e gostaria de colocar uma delas para entendermos um pouco. Vou descrever como ocorre a corrupção em licitações públicas.
Primeiramente o executivo nomeia um diretor de licitação de sua confiança e que seja propicio à corrupção, a partir daí, inicia uma estrutura para que possa construir um organograma para que todo o desvio de recursos seja feito dentro da lei.
O primeiro passo é ter alguém que se disponha a ser o laranja (pessoa a qual será usada para a corrupção). Pois bem, a partir deste encontrado, cria-se uma empresa a qual será fornecedora dos órgãos públicos, participando de licitações onde o esquema já está planejado.
Como há muita burocracia para aqueles que participam de licitações, isto torna-se um facilitador, pois, grande parte de empresas que participam de licitações públicas por desleixo, falta de conhecimento, ou falhas de seus contadores acabam não apresentando todos os documentos exigidos em tempo hábeis No entanto, a empresa laranja está com toda documentação em dia.
Como foi colocado acima, quando se abre as licitações muitas empresas são descartadas por falta de apresentação de documentos; outras são descartadas por alguma outra situação criada pelo corruptor e assim, o esquema acontece até que finalmente a empresa laranja seja a contemplada, sobrando à empresa laranja de preços já subfaturados, que na maioria das vezes, são apenas escritórios de compra e venda. A partir de solicitações do poder público, a laranja faz cotação no mercado fazendo apenas transações de notas e encaminhando a compra ao fornecedor (prefeitura, estado ou município). Enfim, a diferença entre a compra e o valor ganho pela licitação é rateada entre os envolvidos no esquema – é comum muitas vezes nem o produto ou serviço licitado ser entregue ou prestado, mas apresentação de notas fiscais comprovando a transações.
Outro esquema comum de corrupção que ocorre da mesma forma, é a terceirização de veículos de transporte. São comuns muitas empresas ganhadoras não terem sequer um veículo, apenas possuindo uma empresa de transporte legalizada em nome de laranjas, que após ganho licitação contratam empresas as quais foi sua concorrente com preços totalmente abaixo; não do mercado, mas sim licitado. Enfim, é por isso que quanto mais o país arrecada, não se consegue ver melhoria de qualidade de vida da população.
Citei dois exemplos clássicos de corrupção, imaginamos tantas outras formas de corrupções há como, por exemplo, as que estão ocorrendo em Organizações não governamentais criadas com estes fins? E isto ocorrendo em todos os órgãos públicos e em todas as esferas de governo.
*Ataíde Lemos é Escritor e Poeta
Livros publicados:
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Livro de poesia:
Palavras Expressão dos Sentimentos

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Carlos
Divulga aí o PROJETO PEDALANDO PELO RIO PARAÍBA DO SUL
www.morroazuleventos.com.br