quinta-feira, 12 de junho de 2008

Copa do Brasil 2008

Sport 2 x 0 Corinthians
O Sport é o mais novo campeão da Copa do Brasil! Mais uma vez contando com o apoio maciço de sua torcida, o Leão venceu o Corinthians, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife, levantou a taça e, de quebra, garantiu a primeira vaga brasileira para a Copa Libertadores da América de 2009.Como havia perdido na ida, por 3 a 1, o Rubro-negro garantiu o título por levar a vantagem de ter marcado um gol fora de casa. Gol, este, marcado por Enílton apenas aos 45 minutos do segundo tempo, da partida realizada no Morumbi, na semana passada.
Esta foi a primeira conquista em âmbito nacional, desde o título do Campeonato Brasileiro de 1987. Antes a melhor do campanha rubro-negra na Copa do Brasil havia acontecido, em 1989, quando perdeu na decisão para o Grêmio. Já Timão perdeu a oportunidade de conquistar o torneio nacional pela terceira vez. O clube levantou a taça em 1995 (Grêmio) e 2002 (Brasiliense). Foi também a primeira vez que um clube nordestino sagrou-se campeão da Copa do Brasil.A temporada 2009 também marcará a volta do Sport à disputa de um torneio internacional de grande expressão. A última vez que a equipe disputou a Libertadores foi em 88, quando acabou eliminada na primeira fase. Não bastasse tudo isso, a torcida do Leão poderá tripudiar os rivais Santa Cruz e Náutico, já que também conquistou o título estadual, ou seja, já deixará 2008 "no lucro".
Lapso derruba Timão
O Corinthians começou a partida da maneira que todo torcedor alvinegro sonhava: cadenciou e levou o início do jogo no "banho maria". Todos esperavam uma formação ousada do técnico Nelsinho Batista, com três atacantes. Ele, entretanto, preferiu não se arriscar muito e mandou o meia Kássio a campo em vez do atacante Enílton. Com o tradicional esquema 4-4-2, o Sport acabou preso no ferrolho armado por Mano Menezes. O treinador corintiano adiantou a marcação e obrigou o adversário a apostar nos lançamentos longos. O sucesso alvinegro foi tamanho que os donos da casa praticamente não chutaram a gol nos primeiros 30 minutos. A história começou amudar, contudo, aos 25, quando Nelsinho decidiu colocar Enílton na vaga de Kássio. Com um a mais na frente, a equipe paulista se viu obrigada a mudar o esquema de marcação e, na primeira vacilada, levou o primeiro gol aos 34 minutos. O meia Luciano Henrique deu um lindo lançamento para o atacante Carlinhos Bala, que dominou na área e bateu cruzado no canto direito de Felipe.O gol gerou um verdadeiro apagão na zaga corintiana. O Leão da Ilha foi para cima e o endiabrado Luciano Henrique continuou infernizando. Até que aos 37, o Rubro-negro ampliou. Após escanteio, a defesa alvinegra tirou. Mas Luciano Henrique pegou a sobra e emendou de fora da área. Enílton fez o "corta-luz" e o Felipe falhou. Após o gol, o Timão saiu na correria, mas sem sucesso.Leão segurao título com as garrasSem outra alternativa, Mano Menezes decidiu botar o Corinthians no ataque. Ele tirou o lateral-direito Carlos Alberto e o meia Diogo Rincón para as entradas do meia Lulinha e do atacante Acosta. Com isso, Alessandro foi recuado para a ala e o Timão passou a atuar com três homens na frente. Para explorar os contra-ataques, Nelsinho tirou o veterano Leandro Machado e mandou campo Roger. Mesmo com a vaga nas mãos, o Sport continuou melhor e quase chegou ao terceiro logo aos quatro minutos. O lateral Diogo invadiu a área pela direita e bateu cruzado. Felipe espalmou em direção amarca do pênalti, mas Carlinhos Bala e Enílton passaram da bola. Na etapa final, o cenário do jogo se alterou. Agora, eram os alvinegros quem tocavam a bola e os pernambucanos que se fechavam. Apesar do domínio territorial, o Timão praticamente não levou perigo a meta de Magrão. O goleiro praticamente não teve trabalho e o Sport chegou mais perto de ampliar nos contra-golpes. Aos 27, a situação corintiana ficou ainda pior. O lateral-esquerdo Wellington Saci, que acabara de entrar, foi expulso apósum "pisão" em Carlinhos Bala. Com um a menos, o time do Parque São Jorge foi presa fácil. Aos 42, Acosta teve a chance de dar o título ao Corinthians. Ele recebeu, sem marcação na área, mas quando Magrão saiu do gol, o uruguaio tentou driblar e acabou desarmado. Foi o último suspiro corintiano.
Próximos Jogos
Agora, o Sport volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro, onde enfrentará o Figueirense, no próximo sábado, às 16h10, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já o Corinthians entra em campo pela Série B contra o Brasiliense, no mesmo dia e horário, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.Ficha TécnicaSport 2 x 0 CorinthiansLocal: Estádio Ilha do Retiro, em Recife – PE
Árbitro: Alicio Pena Júnior-MG (FIFA)
Público: 34.845 pagantes
Cartões Amarelos: Durval (Sport); Herrera (Corinthians)Cartão Vermelho: Wellington Saci e William (Corinthians)
Gols: Carlinhos Bala aos 34'/1T e Luciano Henrique aos 37'/1T (Sport)
Sport
Magrão; Diogo, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Kássio (Enílton) e Luciano Henrique (Éverton); Carlinhos Bala e Leandro Machado (Roger).Técnico: Nelsinho Batista.
Corinthians
Felipe; Carlos Alberto (Lulinha), Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Alessandro e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho (Wellington Saci) e Herrera.Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário: