quinta-feira, 17 de abril de 2008

Clodesmidt Riani

"Trajetória - Clodesmidt Riani"

A carreira e a vida de Clodesmidt Riani são abordadas no documentário da produtora Aline Moura, "Trajetória - Clodesmidt Riani". O curta-metragem convida o espectador a fazer uma imersão pela vida do sindicalista destacando seu lado humano e familiar, às vezes, esquecidos em função das realizações político-sindicais. Segundo Aline, o interesse em fazer o filme surgiu do trabalho que desenvolveu durante um ano no Centro de Memória, situado na Rua Marechal Deodoro, em que fazia a organização do acervo documental de Clodesmidt Riani.

No filme, há depoimentos de diversos pessoas, ligadas diretamente à vida pessoal ou profissional do sindicalista, como Itamar Franco, Tarcísio Delgado, Octávio de Castro, Manoel de Oliveira, dentre outros.
As filmagens foram feitas em Juiz de Fora. Aline Moura realizou o trabalho em parceria com o professor de Comunicação Social, Adriano Medeiros, responsável também pela pesquisa histórica, roteiro e produção do trabalho.

A cineasta ressalta que Riani trouxe muitos benefícios para a Juiz de Fora, como a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, no bairro de Santa Terezinha, atuou na liberação de verbas para a construção da Rodoviária Miguel Mansur, dentre outras realizações, e teve também atuação no exterior pela Organização Internacional do Trabalho.

Clodesmidt Riani
Nasceu em Rio Casca-MG, em 15 de outubro de 1920. Filho de Orlando Riani, operário e sindicalista e Maria Riani, mudou-se para Juiz de Fora com seis anos de idade. Casou-se com Norma Geralda Riani, em 04 de setembro de 1941, em Juiz de Fora, com quem teve 10 filhos. Foi cassado pelo golpe militar de 1964, tendo sido preso e levado para a Penitenciária Frei Caneca, em Ilha Grande. Após a anistia voltou a vida sindical e se elegeu novamente deputado estadual por Minas Gerais.  Alguns anos depois do período de cárcere, a Assembléia Legislativa de Minas Gerias reabilitou seus direitos políticos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se você tem o contato da Aline pois me interesso em assistir o documentário. Pesquiso a justiça do trabalho e seus usos em JF e o nome do Riani aparece muitas vezes.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se você tem o contato da Aline pois me interesso em assistir o documentário. Pesquiso a justiça do trabalho e seus usos em JF e o nome do Riani aparece muitas vezes.