"Resgatando a memória de Marmelos, a primeira Hidrelétrica da América do Sul: A participação do Centro de Ciências da UFJF”
Organizado pelo professor José Roberto Tagliati, da UFJF, tendo como autores, parceiros estudantes de projetos da Universidade, o objetivo da obra é apresentar de forma atrativa a história de implementação da energia elétrica em Juiz de Fora, tendo como protagonista o visionário Bernardo Mascarenhas.
O livro apresenta o contexto mundial dos primeiros passos da distribuição de energia elétrica, período em que o empresário e engenheiro Bernardo Cândido Mascarenhas teve especial destaque, construindo em Juiz de Fora a primeira grande usina hidrelétrica da América do Sul. Descrições de características do funcionamento de usinas hidrelétricas e da história da eletricidade são apresentados de forma acessível na obra, de modo a permitir que públicos diversos possam explorar o conteúdo de acordo com seu interesse e curiosidade.
Características da cidade de Juiz de Fora, e um divertido embate fantasioso em história em quadrinhos, de Bernardo e sua esposa, Amélia, enfrentando um monstro inimigo da iluminação, dão uma conotação leve e lúdica ao livro. Assim, buscando resgatar a memória de Marmelos, espera-se que os leitores percebam a importância do incrível feito de Bernardo Mascarenhas, que foi realizado em Juiz de Fora, mas que rapidamente ecoou no Brasil e na América do Sul.
A publicação também faz recortes da cidade, com destaque para a lavoura de café e a construção, por Mariano Procópio Ferreira Lage, da primeira estrada pavimentada da América do Sul, a Rodovia União Indústria, ligando Juiz de Fora a Petrópolis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário