sexta-feira, 28 de abril de 2023

Campeonato Mineiro - Módulo Dois/2023

O Campeonato Mineiro do Módulo II de 2023 inicia neste sábado, 29/04, com 12 equipes buscando o acesso ao Módulo I. A competição mantém o mesmo formato de 2022 e vai até 12 de agosto. 


Nesta temporada o North, de Montes Claros e o Itabirito, promovidos da Segunda Divisão do Mineiro no ano passado. Além deles, Uberlândia e URT, de Patos de Minas, foram rebaixados do Módulo I em 2022.

Começam na competição 12 equipes, que se enfrentam na primeira fase em jogos só de ida e em turno único, completando 11 rodadas. As seis melhores equipes se classificam para um hexagonal final, enquanto os times donos das duas piores campanhas são rebaixados para a Segunda Divisão de 2024. A primeira fase vai até o dia 17 de junho, de acordo com a FMF.  

O hexagonal será disputado de 24 de junho a 12 de agosto. Serão jogos de ida e volta, totalizando dez rodadas. Ao final, os dois clubes com mais pontos serão promovidos ao Módulo I.  Em caso de empate em pontos, são critérios de desempate, na ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, em último caso, sorteio.

Clubes participantes: 
Betim, Boa Esporte Clube (Varginha), Itabirito Futebol Clube, Nacional Atlético Clube (Muriaé), North Esporte Clube (Montes Claros), Sport Club Aymorés (Ubá),
Tupi (Juiz de Fora), Tupynambás (Juiz de Fora), Uberlândia Esporte Clube,
União Luziense (Santa Luzia), URT - União Recreativa dos Trabalhadores (Patos de Minas) e Varginha Esporte Clube.

Aymorés
O meia ex-Corinthiano Alan Mineiro, com rápida passagem pela equipe paulista em 2016 e que no América-MG, Bragantino, Fortaleza e Vila Nova-GO e o goleiro Ricardo Vilar, que foi revelado pelo Coritiba, com atuações no Tupi, Democrata-GV, Uberlândia, América-TO, Ipatinga e Villa Nova-MG, são os nomes mais relevantes.

Betim
O atacante Luan, campeão brasileiro com o Cruzeiro e com o Palmeiras, que tem passagens por Athletico-PR, América-MG e Sport Recife, o meia Pablo (nascido em São João Nepomuceno), que jogou no Cruzeiro de 2010 a 2011, além de ter passado pelo Vasco, Bahia, América-MG, Avaí, Fortaleza e futebol da Espanha e o meia Daniel Costa, que participou do Campeonato Paulista pela Portuguesa, são os destaques.

Nacional
O meia Paulo Roberto, de 35 anos, campeão brasileiro e paulista pelo Corinthians entre 2017 e 2018, com passagens por Athletico-PR, Fortaleza, Bahia e Guarani, entre outras equipes, o goleiro Igor Rayan (quem em 2017 realizou 08 jogos pelo Baeta), eleito o melhor jogador da posição no Campeonato Paraibano, no qual foi campeão pelo Treze, de Campina Grande, o meia Daniel Costa, ex-Uberlândia e Patrocinense, os  atacantes Pedrinho e Igor Bádio e o atacante colombiano Juan Palácios, são os destaques.  

Tupi
Jones Carioca em 2010, realizou apenas um jogo pelo Cruzeiro e que depois atuou no Bahia, Goiás, Náutico, ABC-RN e Avaí.

Tupynambás
Goleiro Juliano Chade, de 25 anos, revelado pelo Athletico-PR, com passagens por Orlando City (EUA), Boa (Varginha), Patrocinense-MG e Taubaté-SP e atacante Reis, com passagens por Ponte Preta, Cruzeiro, Bahia, Goiás, Náutico, Avaí e na China e Tailândia, são os mais conhecidos.

Uberlândia
O  atacante Michael Paulista, ex-América-TO, Patrocinense em 2017 e Athletic, é o principal nome.

Treinadores
Ricardo Drubscky é o mais badalado, com trabalhos no Fluminense, Athletico-PR, América-MG, Goiás, Ypiranga e Boston City (ambos de Manhuaçu), Joinville, Floresta-CE e Nedo Xavier, de 70 anos, que vai dirigir o Boa pela nona vez, onde alternou entre o técnico e o de coordenador técnico, sendo sua última passagem no clube em 2020 e tem como destaque a época que dirigiu o clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Um nome a ser observado é de Igor Guerra, de 35 anos, que vai dirigir a URT, oriundo da base do Vasco, clube no qual o meia Andrey (contratado Chelsea) e Marlon Gomes e Eguinaldo. 

Aymorés (Nilson Corrêa),
Betim (Ricardo Drúbsky),  
Boa (Nedo Xavier), 
Itabirito (Marcelo Ganharato), 
Nacional (Gustavo Brancão), 
North (Marco Antônio Milagres),
Tupi (Flávio Tinoco),
Tupynambás (Rafael Novaes),
Uberlândia (Ito Roque),
União Luziense (Flávio Lopes)
URT (Igor Guerra).
Varginha (Hádson Nery).

Juiz-foranos
Rafael Novaes (Tupynambás) e Marco Antônio Milagres (North Esporte) são os treinados da cidade na competição.

01ª rodada – sábado – 29 de abril de 2023
Tupynambás x Tupi – 15h30min
TU-TU
De acordo com o historiador Lélo Lima, Tupynambás (fundado em 15 de agosto de 1911) e Tupi (fundado em 26 de maio de 1912) já se enfrentaram 284 vezes, com 133 vitórias do Tupi, 82 vitórias do Tupinambás e 69 empates.

Nenhum comentário: