sexta-feira, 10 de março de 2023

Notável personalidade

Daniela Aragão (Daniela Pedreira Aragão) nasceu em Juiz de Fora em 10 de março de 1975.


Família
Filha de Zélia Hora Pedreira Aragão.

Carreira
Cantora, escritora, pesquisadora e professora de literatura e língua portuguesa.

Formação
Formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com doutorado em Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2005, concluiu o mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentando a dissertação “Figurações poéticas em Cacaso: o letrista e o poeta”, sob a orientação do professor Antônio Carlos Secchin.

Professora/colunista
Lecionou na faculdade Unipac (Universidade Presidente Antônio Carlos) em Leopoldina e foi  colunista musical no jornal “O Cataguases”.

CD
“Daniela Aragão face A Sueli Costa* face A Cacaso” (2005). No repertório, as canções “Falando sério”, “Amor amor”, “Cinema antigo”, “As labaredas”, “Dentro de mim mora um anjo”, “Poeira e maresia”, “Senhora de si”, “Face a face”, “Dona doninha” e “Agradecer”. A obra contou com a participação do pianista e arranjador Márcio Hallack*, o baixista Paulo Russo e o baterista Afonso Vieira.

Escritora
"De conversa em conversa - Crônicas musicais" (2021)

Atualmente, Daniela Aragão vive no Rio de Janeiro.

*Sueli Costa (Sueli Corrêa Costa), cantora e compositora, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1943 e foi criada em Juiz de Fora. Em 1967, teve sua composição em parceria com o juiz-forano João Medeiros Filho (in memoriam) “Por exemplo você”, gravada por Nara Leão (1942/1989). 
Filha da professora de piano e canto no coral do Conservatório de Juiz de Fora, Maria Aparecida Corrêa Costa, irmã da cantora Telma Costa (nascida em Juiz de Fora em 17 de novembro de 1953 e falecida no Rio de Janeiro, aos 35 anos, em 07 de novembro de 1989), irmã da cantora Lisieux Costa (nascida em São Paulo) e tia da cantora Fernanda Cunha (filha da Telma).
Sueli Costa morreu no Rio de Janeiro, aos 79 anos, em 04 de março de 2023. Seu corpo foi velado e sepultado no domingo, 05/03, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

*Márcio Hallack (Ábdo Márcio Sarquis Hallack), é um pianista, compositor, arranjador e médico cardiologista, nascido e

Nenhum comentário: