Daniela Aragão (Daniela Pedreira Aragão) nasceu em Juiz de Fora em 10 de março de 1975.
Família
Filha de Zélia Hora Pedreira Aragão.
Carreira
Cantora, escritora, pesquisadora e professora de literatura e língua portuguesa.
Formação
Formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com doutorado em Estudos Literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 2005, concluiu o mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentando a dissertação “Figurações poéticas em Cacaso: o letrista e o poeta”, sob a orientação do professor Antônio Carlos Secchin.
Professora/colunista
Lecionou na faculdade Unipac (Universidade Presidente Antônio Carlos) em Leopoldina e foi colunista musical no jornal “O Cataguases”.
CD
“Daniela Aragão face A Sueli Costa* face A Cacaso” (2005). No repertório, as canções “Falando sério”, “Amor amor”, “Cinema antigo”, “As labaredas”, “Dentro de mim mora um anjo”, “Poeira e maresia”, “Senhora de si”, “Face a face”, “Dona doninha” e “Agradecer”. A obra contou com a participação do pianista e arranjador Márcio Hallack*, o baixista Paulo Russo e o baterista Afonso Vieira.
Escritora
"De conversa em conversa - Crônicas musicais" (2021)
Atualmente, Daniela Aragão vive no Rio de Janeiro.
*Sueli Costa (Sueli Corrêa Costa), cantora e compositora, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1943 e foi criada em Juiz de Fora. Em 1967, teve sua composição em parceria com o juiz-forano João Medeiros Filho (in memoriam) “Por exemplo você”, gravada por Nara Leão (1942/1989).
Filha da professora de piano e canto no coral do Conservatório de Juiz de Fora, Maria Aparecida Corrêa Costa, irmã da cantora Telma Costa (nascida em Juiz de Fora em 17 de novembro de 1953 e falecida no Rio de Janeiro, aos 35 anos, em 07 de novembro de 1989), irmã da cantora Lisieux Costa (nascida em São Paulo) e tia da cantora Fernanda Cunha (filha da Telma).
Sueli Costa morreu no Rio de Janeiro, aos 79 anos, em 04 de março de 2023. Seu corpo foi velado e sepultado no domingo, 05/03, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.
*Márcio Hallack (Ábdo Márcio Sarquis Hallack), é um pianista, compositor, arranjador e médico cardiologista, nascido e
Nenhum comentário:
Postar um comentário