segunda-feira, 6 de março de 2023

CAMPEONATO RURAL

No regulamento esdrúxulo do campeonato rural* de Minas o Atlhetic de São João del-Rei, com 15 pontos, classificou na única vaga do segundo lugar. Enquanto o Cruzeiro, com 12 pontos, 03 a menos que o Atlhetic, classificou em primeiro lugar na sua chave. Se contar isso em Portugal, vão dar gargalhadas.  

O "RURALITO" caminha para o fim
Das 16 datas disponibilizadas pela CBF, os "Jênios" com J usavam 15. 11 + 02 + 02. Depois reduziram para 14, com a final em jogo único. Agora, com esse regulamento esdrúxulo (com a conivência dos clubes do interior), são 12 datas. 08 (primeira fase) + 02 (semi-final) + 02 (final) = 12. 
Ou seja, o fim está logo ali.

Os já combalidos clubes do interior não são vítimas. São coniventes.

O jogo Atlético e América, realizado no Independência, em , foi um dos piores na ordem técnica e disciplinar. Jogadores do Atlético queriam apitar o jogo, confundir a já frágil arbitragem mineira. Imprensa e entidades de classe preferem criticar a arbitragem e pouparam os idolatrados atletas.

CONSIDERAÇÕES
O que esperar de um campeonato cujo presidente (Adriano Guilherme de Aro Ferreira, eleito em 2017 e reeleito em 2021), cujo pai (José Guilherme Ferreira Filho) é deputado estadual em segundo mandato, o irmão (Marcelo Guilherme de Aro Ferreira) era até fevereiro deputado federal. Em outubro o então deputado federal não se elegeu senador e no início de 2023 foi nomeado consultor do governo de Minas no congresso nacional. Isso, enquanto aguarda a criação de uma secretaria para acomodá-lo. Um ex-árbitro (Juliano Lopes Lobato), que é representante da federação em jogos oficiais, é vereador em Belo Horizonte no terceiro mandato. Soma-se a isso um ex-presidente (Castellar Modesto Guimarães Neto) que até recentemente, era vice-presidente da CBF.


FMF - Federação Mineira de Futebol
Em 1966, o coronel José Guilherme Ferreira (1919/????), chefe do gabinete militar do então governador Magalhães Pinto (1909/1996), assumiu a presidência da Federação Mineira de Futebol (FMF), ficando no cargo até 1980.
Só entre 1980 e 1986 os Guilherme Ferreira deixaram a presidência, mas não a entidade. Nesse período, ela foi presidida por Alcy Alvares Nogueira, então membro do Tribunal de Justiça Desportiva, que no segundo mandato teve Elmer Guilherme Ferreira (1949/2011), como vice. Elmer Guilherme Ferreira (1949/2011), filho de José Guilherme Ferreira retomou o comando da federação em 1987, ficando no cargo até 2001.   
O advogado Leopoldinense, Paulo Sérgio Miranda Schettino sucedeu Elmer Guilherme na presidência da federação, ficando no cargo até 2013.

Em tempo:
A definição "campeonato rural" foi dada por um dirigente cruzeirense em tempos passados. O mesmo que disse que a sala de troféus do Atlético parecia praia de Guarapari "porque só tinha mineiro".


Nenhum comentário: