Mozart Teixeira (Mozart Geraldo Teixeira) nasceu em Bom Despacho em 26 de janeiro de 1915.
Família
Filho do farmacêutico e político Faustino Caetano Teixeira (vereador e primeiro prefeito de Bom Despacho) e de Maria Carvalho Teixeira. Casado com Célia Couto Teixeira, na igreja de São José, na avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte em 30 de dezembro de 1930 (Ela, nascida em Belo Horizonte em 08 de agosto de 1917 e falecida em Juiz de Fora, aos 104 anos, em 25 de julho de 2022, deixando 13 filhos vivos, 53 netos e 32 bisnetos).
Formação
Formado médico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1936.
Juiz de Fora
Em 1939 o casal Mozart/Célia mudou-se para Juiz de Fora, cidade na qual nasceram todos os filhos do casal.
José Geraldo Teixeira (médico e professor), Maria Célia e Maria Aparecida (nascidas mortas em 02 de novembro de 1942), Paulo Couto Teixeira (economista e pintor de quadros), Maria Aparecida Couto Teixeira (historiadora e bibliotecária), Mozart Geraldo Teixeira Filho (in memoriam), André Couto Teixeira (in memoriam), Maria Célia Couto Teixeira (médica psiquiatra), Ana Maria Couto Teixeira (pedagoga), Francisco de Assis Couto Teixeira (jornalista), Faustino Couto Teixeira (professor universitário), Domingos Couto Teixeira (músico), Maria Luíza Couto Teixeira (professora de letras), João Couto Teixeira (professor de biologia), Henrique Couto Teixeira (músico), Estevão Couto Teixeira (músico) e Maria do Carmo Couto Teixeira (pedagoga e professora universitária).
Obs: Todos (as) 17 filhos (as) nasceram na maternidade da Santa Casa de Juiz de Fora..
Carreira
Em Juiz de Fora, foi médico na Fábrica de Cobertores São Vicente, Santa Casa, Educandário Carlos Chagas e com consultório particular no edifício Brumado (hoje, com sua filha Maria Célia).
Santa Casa
Médico cardiologista, foi o responsável por implantar o serviço de cardiologia no hospital
Dr Mozart Teixeira morreu na Santa Casa de Juiz de Fora, aos 84 anos, em 15 de fevereiro de 1999.
HPS
O Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora o homenageia com o nome de "Hospital Dr Mozart Geraldo Teixeira".
*Célia Couto Teixeira (1917/2022) em outubro de 1997, aos 80 anos, recebeu em o título de "Cidadã Honorária" de Juiz de Fora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário