quinta-feira, 7 de abril de 2022

Arbitragem

Felipe Fernandes de Lima 


Ele foi o 13º mineiro a apitar uma final direta entre Atlético e Cruzeiro. Ele também apitou a final do Campeonato Mineiro da última temporada, entre Atlético e América.  Nos 53 jogos entre os rivais pela taça do Estadual, apenas 15 tiveram arbitragem local. O primeiro mineiro a apitar uma final entre os dois rivais foi Raimundo Sampaio, que comandou os dois primeiros jogos da disputa pela taça de 1940. Ele foi também presidente do Sete de Setembro e dá nome ao Estádio Independência, que foi construído e pertencia ao clube. No jogo (o terceiro e decisivo) em que o Palestra Itália (Cruzeiro) assegurou o título, o árbitro foi Mário Vianna, do Rio de Janeiro.  

Outros
Em 17 das 53 partidas decisivas entre Galo e Raposa os árbitros foram paulistas. Os mineiros apitaram 16 partidas. No total, nove estados brasileiros já tiveram pelo menos uma arbitragem nas decisões entre Atlético e Cruzeiro, que teve como último mineiro comandando o jogo Igor Junio Benevenuto, em 07 de maio de 2017, no Independência, quando o Galo, que jogava pelo empate, assegurou a taça vencendo por 2 a 1. 

FMF/CBF/FIFA
Felipe Fernandes de Lima, de 34 anos, é formado em Educação Física e integra o quadro de arbitragem da Federação Mineira desde 2015, quando tinha apenas 27 anos. Já a partir de 2016 começou a apitar jogos do Módulo I do Campeonato Mineiro. Na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ele está desde 2017; agora, está em processo para ser árbitro FIFA.


Nenhum comentário: