sábado, 18 de dezembro de 2021

Um nome que marcou época na comunicação

Lisandro Serrão (Lisandro Aguiar Serrão) nasceu em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, em 18 de dezembro de 1938. 

Família 
Filho de Walter Ney Serrão e Ozires Aguiar Serrão, ambos já falecidos. Foi casado com Maria da Penha Leal Serrão e é pai do locutor e diretor da Blof Promoções, Walter Leal Serrão (nascido em 03 de agosto de 1971) e da pedagoga Lisandra Leal Serrão Ferraz (nascida em 17 de julho de 1974). Da união com a radialista Dilma de Souza, não teve filhos. É primo da professora e escritora Rita Amélia Serrão Piccinini (1922/2014), autora dos livros "A CASA DA ÁGUIA - Crônicas Paduanas" e "O CORONEL - O Poder Falível de um Semideus".     

Carreira   
Radialista (locutor), trabalhou no rádio Paduano.

Serviço de som   
Criador da  LS Promoções e Eventos, circulava pelas ruas da cidade divulgando a publicidade do comércio local, J.Simão Tecidos, Casa Nogueira, Casa Dragão e tantas outras, além das notas de falecimento.  Antes da chegada do rádio, ele era contratado para animar festas na zona rural, e certa vez, em Itapiruçu (distrito de Palma-MG), jogavam Itapiruçu e Paraoquena, e ele, com sua Kombi na beira do campo, narrava o jogo. Toda vez que acontecia um gol ele soltava o grito de gol na voz do Cezar Rizzo (1935/2017), "i quiii goooollll".

Rádio Feliz AM 
Junto com os empresários Frederico de Alvim Padilha (1926/1998) e Renato de Alvim Padilha(1930/1993) fundou a rádio Feliz AM, primeira emissora de rádio de Pádua, em 31 de março de 1982. Lisandro Serrão foi o primeiro locutor da rádio. Na rádio Feliz, apresentava, bem ao estilo Repórter Esso, o noticioso Repórter RF, às 10 horas da manhã. Inicialmente, às 10 horas, porque dependia dos jornais que chegavam do Rio por volta de 9:30. Quando o caminhão atrasava, por consequência, o noticioso também atrasava. Com o avanço tecnológico, o Repórter RF veio para o horário das 07 horas, logo após o programa "Noroeste Sertanejo" e o Serrão passou a gravar as entrevistas do Jornal Nacional da noite anterior e exibi-las no dia seguinte. 

Outras emissoras
Após as mortes dos irmãos Padilha, saiu da rádio Feliz em 2000 e trabalhou nas rádios Radical FM e Cultura FM.      

Gol do Fluminense
Torcedor do Fluminense e do Paduano, na decisão do campeonato Carioca de 1980, o Fluminense venceu o Vasco por 1 x 0, gol de Edinho, de falta, no gol à direita, no Maracanã. Lisandro Serrão, gravou o gol, na voz de Jorge Curi, e percorreu as ruas de Pádua, com seu carro de som, repetindo o gol tricolor. 

CONSIDERAÇÕES 
Um locutor de alto nível. Foi através de sua locução no carro de som que eu aprendi que o nome da rua da Chácara é rua "Dr Nilo Peçanha", que a "Lagoa do Sapo", fica, ou ficava no bairro São Luiz.       

Lisandro Serrão morreu aos 82 anos e de causas naturais, em 22 de outubro de 2020, no Asilo Nossa Senhora do Carmo, em Santo Antônio de Pádua.

Nenhum comentário: