sábado, 16 de outubro de 2021

Literatura

"Pelos olhos da alma - Memórias"


De autoria da Assistente Social Campista, Conceição Muniz, com incentivo de Julieta Viana e Maria Amélia Boynard, escrito por Letícia Soares (Conceição é deficiente visual, diagnosticada com retinopatia diabética) e revisão de Carmem Lúcia Pessanha, o livro retrata o que a autora viu e viveu ao longo de nove décadas.

A autora
Conceição de Maria Costa Muniz nasceu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, em 12 de setembro de 1930.

Família
Filha do barbeiro Valdovino Muniz, o Morgado, e da professora Maria Teresa da Costa Muniz.

Estudos
Alfabetizada pela própria mãe, fez a educação básica no Liceu de Humanidades, onde formou-se professora em 1949. Lecionou no Instituto Perissé Duarte e no Jardim de Infância do Serviço Social da Indústria (SESI). Mudou-se para Niterói para estudar na Escola de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro, um dos embriões da Universidade Federal Fluminense (UFF), criada em 1960 como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ).

UFF
Professora UFF (Universidade Federal Fluminense), trabalhou no como assistente social no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), posteriormente Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), onde se aposentou em 1990.

Sem filhos, Conceição tem quatro sobrinhos-netos e um sobrinho-bisneto.

Nenhum comentário: