terça-feira, 3 de agosto de 2021

Um nome que marcou época na comunicação

Ronaldo Mineiro (Ronaldo Gonçalves Ozório), nasceu em Juiz de Fora em 20 de janeiro de 1947. 
Família 
Filho de Moacir Ozório* (in memoriam) e Aby Gonçalves Mendes (1921/1981), e irmão da enfermeira Rita de Cássia Alves Ferreira, e do ex-treinador de futebol, Fenando Luiz Zuchi Ozório (Nando Ozório). Foi casado com Adriana Batista Nascimento e desse casamento nasceu sua única filha, Ana Paula Batista Ozório.

Poliomielite 
Teve paralisia infantil (poliomielite) aos três anos de idade, perdendo os movimentos das pernas.

Estudos 
Na adolescência estudou música e aprendeu a tocar violão e cavaquinho. 

Formação
Formou-se em Técnico de Contabilidade no Colégio Vianna Júnior.

Comunicação e samba 
Radialista e sambista, trabalhou nas rádios Nova Cidade e JF AM e era ligado à escola de samba Real Grandeza, tradicional escola da avenida Sete, da qual era vizinho. Foi puxador de samba da Real Grandeza, e também da Feliz Lembrança, antes do "Felizão" ser transferido para Barbosa Lage, e ceder espaço para construir o viaduto Augusto Franco. Foi enredo da escola de samba Império do Mundo Novo.  

Ronaldo Mineiro morreu em Juiz de Fora, aos 68 anos, em 01º de agosto de 2015. 

 *Moacir Ozório foi zagueiro do Tupi, com o apelido de "Pescoço". 

6 comentários:

Antônia disse...

Ei Carlos, achei por acaso essa publicação sobre meu pai. Adorei. Só corrigindo, meu nome de batismo é Ana Paula Batista Ozório.
Uso Gonçalves somente no meu nome artístico - Antonia Gonçalves. Obrigada pelo carinho com meu pai, sucesso.

Antônia disse...

Ah que lindo! Fui pesquisar algo sobre meus avós e achei isso sobre meu pai. Só corrigindo, meu nome de batismo é Ana Paula Batista Ozório - e o nome artístico ficou a junção de avós dos dois lados da família Antonia Gonçalves. Obrigada pelo carinho com meu pai ❤️

Antônia disse...

Ah que lindo! Fui pesquisar algo sobre meus avós e achei isso sobre meu pai. Só corrigindo, meu nome de batismo é Ana Paula Batista Ozório - e o nome artístico ficou a junção de avós dos dois lados da família Antonia Gonçalves. Obrigada pelo carinho com meu pai ❤️

Antônia disse...

Ah que lindo! Fui pesquisar algo sobre meus avós e achei isso sobre meu pai. Só corrigindo, meu nome de batismo é Ana Paula Batista Ozório - e o nome artístico ficou a junção de avós dos dois lados da família Antonia Gonçalves. Obrigada pelo carinho com meu pai ❤️

Unknown disse...

Acessei essse artigo somente hoje, 01.01.2022. Fiquei muito triste! Há muito tempo eu vinha estranhando o " sumiço " do Ronaldo que sempre encontrava na Rua Halfeld, passeando com sua cachorrinha no triciclo. Éramos amigos desde os anos 80, quando cheguei a Juiz de Fora para dirigir a Rádio Manchester. Pelo talento do Ronaldo, fiz questão de contrata-lo e literalmente carrega-lo ao estúdio nos dias escalados. Nos momentos de folga ia à casa dele na Av. Sete e ficava papeando muito tempo. Eu tinha 29 anos. Hoje tenho 67. É realmente muito triste ter perdido meu amigão, assim como perdi outros grandes colegas radialistas, como D'Angelo e Tony Martins, dentre outros. O tempo é implacável, passa muito rápido e deixa apenas lembranças. Com certeza um dia alguém estará lembrando de mim e espero, com o mesmo carinho. Tomara que possamos no futuro, nos reunirmos no " estudio" de Deus. Obrigado Ronaldo, por ter sido o meu grande amigo. Obrigado Ferreira, por essa bela e merecida homenagem. Paulo Jorge (P.J.)

Anônimo disse...

Boa noite! obrigado pela homenagem ao Ronaldo meu es marido, pai da minha filha Ana Paula Batista Ozorio . Ass: Adriana Batista do Nascimento