quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Literatura

“Uma partida histórica – A trajetória do Rei Pelé em Caxias do Sul”

A obra de autoria do historiador carioca Gustavo Côrtes e do professor e radialista gaúcho Tiago Pellizzaro faz um registro da primeira aparição do maior jogador do futebol brasileiro na cidade da Serra Gaúcha. E a única dentro dos gramados. No livro, os autores trazem relatos de atletas e pessoas ligadas ao esporte que vivenciaram o amistoso de 31 de março de 1957, entre o combinado Fla-Ju (Flamengo e Juventude) e o Santos de Pelé, que na época tinha apenas 16 anos e, na temporada seguinte, se tornaria campeão mundial pela Seleção.

O Rei entrou durante os 4 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, no último jogo santista de um giro de amistosos pelo Rio Grande do Sul naquele ano. Ele marcou um dos gols da partida, que faz parte dos 1.282 da sua carreira.

O Santos foi o primeiro grande time brasileiro a atuar em Caxias do Sul. No livro, Côrtes e Pellizzaro ainda recordam as outras passagens de Pelé na cidade, em 1975 e 1995, recontando histórias e relembrando personagens e memórias de cada um dos períodos. 

Nenhum comentário: