quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Extinção/incorporação de municípios com menos de 05 mil habitantes: Eu sou contra!

por Viviane Campos*
Hoje eu PRECISO falar sobre a polêmica proposta de acabar com os municípios com menos de 05 mil habitantes. Agora sim, uma proposta chega bem pertinho de nós, que moramos, temos família ou vínculos, em municípios com poucos habitantes. Vamos lá:
Eu sou de Oliveira Fortes, com muito orgulho.
Cidade pacata, acolhedora... o meu aconchego.
É verdade que precisei sair de lá, me mudar para uma cidade maior, assim como muitos pares fazem, pois o campo de trabalho, como em todas as cidades pequenas, é limitado.
Mas gostaria aqui de fazer algumas reflexões...
Vamos começar com a saúde?
Gente... Não existe acolhimento igual. Em Oliveira as pessoas são tratadas como pessoas, humanas, seres ímpares e importantes. Nas cidades maiores, como em Juiz de Fora, por exemplo, as pessoas são tratadas como números (mais um, menos um, quem se importa?).
Mas por que em Oliveira o tratamento é tão bom e diferenciado?
É que existe alguém ali, no poder executivo, que zela e se preocupa com a população...
É que temos pessoas ali, no poder legislativo, que fiscalizam, pra saber se tudo corre dentro da legalidade e se a população está sendo bem atendida...
É  que temos ali uma equipe de funcionários públicos, que fazem o seu trabalho com muito amor e dedicação.
E a educação?
Ahhhh gente... essa é minha praia e falo com muita propriedade pra vocês... 
Que Ensino!!!!  
Vocês têm ideia da diferença de ensino (qualidade) das Escolas Municipais e Estadual (a cidade só possui uma) de Oliveira Fortes, para as Escolas públicas de cidades maiores? Eu tenho ideia e garanto... a diferença é enorme.
Mas quem está por traz desse ensino de qualidade?
O poder executivo, que se preocupa demais com a qualidade do ensino, o poder legislativo, que continua fiscalizando, e os funcionários públicos (professores, diretores, secretários, ASBs, etc), que prestam um serviço de excelência, atendendo nossos alunos, um a um, dentro de suas especificidades.
Eu, particularmente, tenho muito orgulho de ter estudado e ter tido a chance de trabalhar um tempo em Oliveira.  
Vamos refletir mais um pouco?
Oliveira Fortes tem escola nova, quadras poliesportivas prontas e em construção, prédios da saúde bem cuidados, calçamentos das ruas centrais muito bem cuidados e bonitos. Atualmente, pavimentação de ruas que ainda eram de terra.
A prefeitura olha por seu povo e ajuda na construção/reforma de moradias das pessoas mais necessitadas.
A prefeitura apóia os produtores rurais.
A prefeitura fornece transporte gratuito a estudantes da educação infantil, ensinos fundamental  e médio e até o ensino superior.
A prefeitura fornece transporte para casos mais específicos de saúde, com carros diários para Santos Dumont e Juiz de Fora e até para Belo Horizonte e São Paulo, quando necessário.
A prefeitura dá toda assistência para o pleno funcionamento do destacamento de polícia, que por sinal, presta um grande serviço a população, estando sempre prontos, em qualquer horário, para atender a qualquer chamado. Parabéns e obrigada, policiais militares de Oliveira Fortes. 
E além disso, verdade seja dita, quem nunca precisou de uma ajuda da prefeitura?
Eu também preciso abrir um parêntese e dizer... Talvez você não concorde com minha posição, porque conhece um funcionário público, ou um vereador, que não faz o seu trabalho com excelência. E eu concordo, que em qualquer lugar, seja no setor público ou privado, há funcionários competentes, outros nem tanto. Só não podemos generalizar e acreditar que todo serviço prestado por um funcionário público é ruim. O que temos que fazer é cobrar daqueles que são ruins, para que melhorem, e para isso existem as avaliações de desempenho, obrigatórias no setor público.
Ahhhh Oliveira Fortes...
Vejam que cidade linda, bem cuidada.
Vejam as benfeitorias que os prefeitos que por lá passam/passaram, têm feito pelo município.
Eu vi, convivi mais de perto com um prefeito, e sei da sua preocupação em fazer o melhor pra cidade.
Eu vejo as benfeitorias que o atual prefeito tem feito pela cidade.
Gente...
Se Oliveira Fortes, deixar de ser um município e passar a pertencer a Santos Dumont ou Barbacena, nosso povo ficará sem assistência individual.
Vocês acham que cidades maiores cuidarão da nossa cidade como é feito hoje em dia?
Será o fim da saúde de qualidade, educação de qualidade... tudo ficará "mais ou menos". Nós continuaremos com o fornecimento de tudo, mas daremos tchau para a qualidade.
Por isso EU SOU TOTALMENTE CONTRA o projeto que acaba com os municípios com menos de 05 mil habitantes.
*Viviane Campos, nascida em Oliveira Fortes e residente em Juiz de Fora, é engenheira civil e professora da rede estadual de ensino.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.