sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Rei Pelé e Rainha Marta?

A assembléia legislativa de Alagoas aprovou por 16 votos a 08, a troca do nome do estádio da capital Alagoana, de estádio Rei Pelé para estádio Rainha Marta, numa homenagem a badalada jogadora alagoana, Marta Vieira da Silva, nascida em Dois Riachos, cidade de 11 mil habitantes, localizada no sertão do estado.

Emenda
O deputado Silvio Camelo (PV), apresentou uma emenda para o estádio tenha os dois nomes: Rei Pelé e Rainha Marta. Agora vai ser preciso a apreciação da emenda, o que está marcado para a próxima semana.

CONSIDERAÇÕES
Um sábio adágio popular diz: "não se veste um santo, despindo outro".
Marta, certamente, merece todas as homenagens possíveis. Mas Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é, foi e será sempre Pelé. Caso o governador Renan Filho não vete o projeto, estará abrindo um precedente, para que no futuro, surge alguém nas Alagoas, de relevância, para os que viverão a época, superior à da atual, ou futura homenageada, e mais uma vez, o nome do estádio será mudado.

Maracanã
Quando Garrincha morreu em 1981, comovidos pela perda irreparável, alguns propuseram trocar o nome do Maracanã, de Mário Filho, para Mané Garrincha. Alguém, do alto de um bom senso disse: "Ninguém duvida da importância de Garrincha para o futebol, e em especial, para o Maracanã, mas não podemos permitir essa mudança/homenagem". E Justificou: "No futuro, em outras gerações, poderá surgir alguém de tamanha relevância, e com o seu falecimento, poderá vir á tona a vontade de mudar o nome do estádio, e por haver precedência, a justa homenagem a Garrincha, certamente, se perderá".

Rei Pelé
Só resta ás pessoas de bom senso, o que faltou a alguns parlamentares alagoanos, que:
- O governador Renan Filho vete o projeto;
- E em sendo aprovado, a homenageada agradeça o reconhecimento, mas decline da homenagem, mantendo o "status quo".

Inauguração
O estádio foi inaugurado em 25 de outubro de 1980, no governo de Lamenha Filho, contou com a presença de Pelé.

EM TEMPO:
O estádio, é conhecido e reverenciado pelos alagoanos como Trapichão, por está localizado no bairro do Trapiche, fato constatado por mim, quando lá estive, junto com o saudoso companheiro Marcos Silva (1951/2012) , em novembro de 1997, para a transmissão de CSA e Tupi, pelo campeonato brasileiro da Série C.

Um comentário:

Unknown disse...

Nada mudou, os nossos nobres políticos continuam os mesmos, só política.